Nova vara agilizará processos de ‘colarinho branco’
Expectativa é que a velocidade de análise das ações dobre
Jade Nunes - 22/01/2018 09h00 | atualizado em 22/01/2018 11h15

A partir do dia 27 de fevereiro, Brasília terá uma vara especializada em casos de lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e os praticados por organizações criminosas. A ideia é agilizar os atuais processos que estão em andamento.
A 10ª Vara Federal, atualmente, é a única responsável pelos delitos chamados de “colarinho branco”. Agora, ela terá a ajuda da 12ª vara. A expectativa é que a velocidade de análise dos processos dobre.
A mudança terá impacto em ações como as do ex-presidente Lula (PT), além de Eduardo Cunha (RJ) e dos ex-ministros Geddel Vieira Lima (BA) e Henrique Eduardo Alves (RN), todos do PMDB.
A 10ª Vara lida com cerca de 2.500 processos hoje. O formato deles ainda não foi modernizado, são todos em papel. A quantidade de funcionários também é reduzida.
Leia também1 Ministra decide suspender posse de Cristiane Brasil
2 Temer assina projeto de lei da privatização da Eletrobras