“Nova diretoria da Petrobras pode mudar PPI”, diz Bolsonaro
Governo age para liberar a nomeação de Caio Paes de Andrade à presidência da estatal
Pleno.News - 22/06/2022 13h28 | atualizado em 22/06/2022 14h20
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira (22), que a nova diretoria da Petrobras, quando empossada, pode mudar a política de preços de paridade internacional (PPI).
– Qual a ideia deste novo presidente da Petrobras? Obviamente ele vai trocar seus diretores, eu não posso ser eleito presidente, tomar posse e não trocar os ministros. E esses novos vão dar uma nova dinâmica, estudar a questão do PPI. Se for o caso, o próprio conselho muda a PPI – afirmou em entrevista à Rádio Itatiaia, reiterando que seu indicado para a presidência da Petrobras, Caio Paes de Andrade, deseja uma nova equipe na estatal.
A indicação de Caio Paes de Andrade está travada e, desde a renúncia de José Mauro Coelho, a Petrobras tem um presidente interino, Fernando Borges. Mas o governo age para liberar a nomeação, com apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
– Estamos tentando trocar, sim, a cúpula da Petrobras. A dificuldade é passar o nome pelo conselho da administração. E o conselho tem relutado em aceitar tudo isso aí – disse Bolsonaro.
Na avaliação de Bolsonaro, o PPI “já cumpriu seu papel”.
– É igual torniquete, quando acaba a hemorragia você tem que afrouxar, senão gangrena. A Petrobras está gangrenando com PPI. Não tem justificativa subir lá fora e subir aqui. Ainda mais a ganância da Petrobras. Ela está tendo lucros inimagináveis – declarou o chefe do Executivo.
ACESSO A DOCUMENTOS
O presidente da República informou que teve acesso a documentos da Petrobras que revelam que a estatal tem uma meta de reservar R$ 200 bilhões para acionistas este ano.
– Que negócio é esse? Está preocupada com acionistas? Todo mundo que tem papel é para ganhar dinheiro mesmo, mas não dessa forma, no momento pós-pandemia e com uma guerra lá fora – criticou.
Bolsonaro deu essa mesma declaração nesta segunda (20) a apoiadores. Na terça (21), sem citar o presidente, a companhia afirmou em seu site que o valor de R$ 208,6 bilhões citado no Formulário de Informações Trimestrais no primeiro trimestre de 2022 como “Reserva de Lucros” inclui várias indicações como reserva legal e reserva de incentivos fiscais, utilizadas para compensar prejuízos fiscais ou aumento do capital social, quando necessário.
*AE
Leia também1 Comitê da Petrobras define data para tratar de novo presidente
2 Entenda a Lei das Estatais e questões sobre a Petrobras
3 Sachsida sobre Petrobras: "Privatização é o caminho"
4 PT decide que não vai apoiar abertura da CPI da Petrobras
5 Caso Milton Ribeiro: Juiz agiu contra Bolsonaro na pandemia