“Nós temos um boxeador por trás de Fachin”, avalia Tagliaferro
Ministro do STF tomou posse da presidência da Corte
Monique Mello - 09/10/2025 17h06 | atualizado em 09/10/2025 17h57

Durante sua participação no Pleno Time desta quarta-feira (9), o perito Eduardo Tagliaferro fez sua avaliação sobre a posse de Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Alexandre de Moraes como vice. A dupla é a mesma que comandava o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022.
Segundo Tagliaferro, a fama de Fachin é a de uma pessoa “tranquila”.
– Eu sempre escutei, dentro do TSE, que era espetacular trabalhar com o Fachin, porque ele é um cara muito tranquilo. Você entra no gabinete dele, e ele coloca uma ópera. Ele coloca, assim, uma música clássica… acalma as pessoas para depois ele tratar o problema. Então, isso é o que eu sempre ouvi. Eu nunca tive contato com Edson Fachin. Mas essa é a imagem que eu tinha dele – disse.
– Porém, a gente sabe que junto com ele tem um cão de guarda, né? A gente tem o Alexandre de Moraes, que parece que é um cão com raiva constante, mordido por diversos morcegos ali. E ele está totalmente contaminado, né? É um cão bravo – prosseguiu.
Tagliaferro avalia que Fachin será a figura pacificadora no Supremo, mas que Moraes será um “boxeador” por trás.
– Então, vai ser um tanto quanto complicado. Lembrando que, daqui dois anos, quando acabar o mandato do próprio Fachin, quem que assume o Supremo Tribunal Federal? Alexandre de Moraes.
O perito defende que “tudo foi muito bem planejado, calculado” pela pessoa que “queria, de fato, Luiz Inácio Lula no poder”.
Confira:
*Você pode acompanhar o Pleno Time em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Apple Podcasts e na Amazon Music.Leia também1 Tagliaferro expõe atitudes de Ricardo Lewandowski no exterior
2 "Juiz italiano ficou surpreso com a Magnitsky de Moraes"
3 Em almoço no STF, Fachin faz apelo por decisões coletivas
4 Fachin: Ninguém pense que fará reforma contra o Poder Judiciário
5 Em carta, Zambelli anuncia greve de fome contra sua extradição



















