Leia também:
X Vídeo mostra momento em que corpo de ator foi achado

Nome de Zanin já é dado como certo entre ministros do STF

Lula almoçou com Alexandre de Moraes e Flávio Dino nesta quarta-feira

Marcos Melo - 25/05/2023 21h24 | atualizado em 26/05/2023 11h20

Cristiano Zanin Foto: André Coelho/EFE

O presidente Lula (PT) já informou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) quem será seu indicado para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski na Suprema Corte. Como já esperado, o nome escolhido pelo petista é o de seu advogado Cristiano Zanin Martins, que o defendeu no processo da Operação Lava Jato. As informações foram reveladas por fontes da CNN no STF e Planalto.

Desde que assumiu o país, Lula vem honrando com cargos privilegiados aqueles que estiveram com ele durante seus amargos momentos e empreendendo uma caçada aos que atuaram em seu desfavor. O presidente esteve preso durante 580 dias em Curitiba.

Se consumada a indicação, o fiel escudeiro de Lula terá de ser submetido a uma sabatina no Senado, mas não deve ser fator impeditivo, já que o Brasil possui tradição de aprovação de indicados ao STF pela Presidência.

Lula almoçou com o ministro Alexandre de Moraes e seu ministro da Justiça, Flávio Dino, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (24).

Moraes tem seu favorito para a cadeira, o corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Felipe Salomão. Já Lewandowski fez lobbie por Manoel Carlos de Almeida, ex-secretário-geral do STF e do TSE.

Em outubro, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, irá se aposentar. Lula, então, indicará mais um nome para o tribunal, totalizando duas indicações do petista para a Suprema Corte em apenas dez meses de governo.

Leia também1 Estadão critica Lula por cogitar Zanin no STF: "Mau caminho"
2 Alexandre de Moraes reclama de Lula durante festa de casamento
3 Barbosa "alerta" Lula para "erro" em não indicar negro ao STF
4 Joaquim Barbosa: Lula “está seguindo a linha do Bolsonaro”
5 Moraes articula para aumentar ainda mais seu poderio no TSE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.