Leia também:
X Garcia faz balanço do 1º ano de Bolsonaro: ‘Sem escândalos’

No Paraná, Lava Jato registra recorde de denúncias em 2019

Somente neste ano, número de denunciados foi de 29

Paulo Moura - 22/12/2019 08h38

Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato Foto: PT/Lula Marques

O ano de 2019 vai chegando ao fim, mas com um resultado proveitoso nas investigações da Operação Lava Jato no Paraná. De acordo com o balanço da operação neste ano, foram 29 denúncias, envolvendo 151 pessoas, sendo 100 denunciados pela primeira vez na operação e 51 que já são réus em outros processos.

A quantidade de denúncias marca um recorde desde que a ação foi iniciada em março de 2014. Segundo o portal R7, que divulgou alguns dados sobre a Lava Jato, o ano de 2016 era até então o período com maior número de denúncias, com 21 peças.

Com isso, a quantidade de acusações promovidas chega a 115 ao longo dos cinco anos de atividade da operação. São, ao todo, 497 denunciados diferentes. Em 2019, por exemplo, surgiram nomes como dos ex-senadores Romero Jucá e Edison Lobão, do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, do ex-presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia e do ex-governador do Paraná Beto Richa.

Entre as acusações deste ano, a de maior destaque foi contra a organização criminosa responsável por desviar dinheiro público de obras rodoviárias e aumento de tarifas de pedágio em concessões no Paraná.

O coordenador da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol, falou sobre a continuidade da operação e declarou que o grupo de trabalho não pretende desanimar e que pretende manter os avanços obtidos contra a corrupção.

– Vamos encarar os desafios e seguir com os trabalhos da operação. Lidamos com isso desde 2014. Em toda marcha histórica para vencer injustiças arraigadas há avanços e retrocessos. Não vamos desanimar. Perseverança e resiliência são marcas dos integrantes da Lava Jato – afirmou.

Leia também1 Veja 10 momentos marcantes da política brasileira em 2019
2 Ex-presidente do Paraguai é denunciado pela Lava Jato
3 Deltan rebate declaração de Dias Toffoli sobre a Lava Jato

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.