Leia também:
X Vídeo: Policial militar de folga reage a assalto e mata ladrão

No novo mandato, Lula visitou 6 estados do Nordeste e um do Sul

No Sudeste, foram dois estados visitados, enquanto no Norte e Centro-Oeste foi um em cada

Pleno.News - 09/06/2023 15h49 | atualizado em 09/06/2023 16h23

Lula durante viagem em aeronave Foto: Ricardo Stuckert/PR

Região de maior apoio aos governos petistas, o Nordeste tem sido a preferência das viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste novo mandato. Nesses cinco meses de governo, o chefe do Executivo esteve em seis estados do Nordeste. Em comparação, ele visitou dois estados no Sudeste, e uma outra unidade da federação em cada uma das demais regiões: Norte, Sul e Centro-Oeste.

Segundo levantamento do portal Metrópoles, ao todo foram 22 viagens feitas por Lula pelo Brasil neste mandato, sendo oito delas na sua região de maior apoio. Nas ocasiões, o petista esteve na Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Pernambuco.

No Sudeste, foram mais viagens, totalizando dez. Entretanto, os estados visitados foram somente São Paulo, por oito vezes, e Rio de Janeiro, duas vezes.

Já as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte foram preteridas nas viagens do petista, que esteve uma vez no Paraná, uma no Mato Grosso e duas em Roraima.

No segundo turno das eleições de 2022, Lula obteve 69,34% dos votos válidos na região Nordeste contra 30,66% de Bolsonaro. Para efeitos de comparação, no Sul, Bolsonaro angariou 61,84% dos votos válidos em contraste com 38,16% de Lula.

Apesar do suporte mais expressivo que o PT possui no Nordeste, a aprovação do governo Lula na região caiu, segundo nova pesquisa da IPEC divulgada nesta sexta-feira (9). De acordo com o jornal O Globo, que contratou a pesquisa, a taxa de aprovação do governo no Nordeste recuou de 55% para 45% desde abril.

Leia também1 Ipec: Aprovação do governo Lula despenca 10 pontos no Nordeste
2 Lula gastou R$ 2 bilhões com emendas em semana decisiva
3 STJ destrava ação que multa Deltan em R$ 2,8 milhões
4 STF tem maioria para tornar réus mais 70 manifestantes
5 Mendonça sobre Zanin: “Grande jurista” e “pessoa do bem”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.