Leia também:
X CE: Ao ser preso, prefeito passa mal e é internado com “tosse”

Nikolas: ‘Torres está preso, sendo que estava nos EUA. O que acontecerá com o general do Lula?’

Câmeras do Planalto mostraram que ministro do GSI estava no edifício durante a invasão

Pleno.News - 19/04/2023 13h00 | atualizado em 19/04/2023 14h02

Gonçalves Dias circulando pelo Planalto no dia 8 de janeiro Foto: Reprodução

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais, nesta quarta-feira (19), para questionar quais providências serão tomadas contra o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Gonçalves Dias, após imagens das câmeras de segurança do Planalto mostrarem que ele se encontrava no edifício durante a invasão de 8 de janeiro.

Em postagem no Twitter, Nikolas lembrou que o até então Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, foi preso mesmo estando em viagem nos Estados Unidos durante os atos radicais. O parlamentar quer saber se o general do governo Lula (PT) receberá o mesmo tratamento.

– Anderson Torres está preso, sendo que estava nos EUA. Estou curioso para saber o que acontecerá com o general do Lula que ESTAVA no local e não ofereceu nenhuma resistência aos invasores, que inclusive beberam uma aguinha na frente dele – escreveu Nikolas.

Na sequência, o deputado pontuou que Gonçalves Dias “tem muito o que explicar”.

As imagens do circuito interno do Palácio do Planalto foram reveladas pela CNN Brasil, que analisou mais de 160 horas de gravação. Segundo o veículo, às 16h29 do dia 8 de janeiro duas câmeras registram imagens do general dentro do Planalto. No início, ele caminha sozinho pelo terceiro andar da sede do Executivo, na antessala do gabinete presidencial.

Na sequência, ele tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete. Minutos depois, o militar aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. As imagens apontam ainda que ele indica a saída de emergência a um grupo de invasores. Os registros mostram outros integrantes do GSI que também parecem indicar a saída aos manifestantes.

Leia também1 Câmeras mostram ministro do GSI no Planalto durante invasão
2 Felipe Neto critica Lula: 'Mais um erro grotesco na comunicação'
3 Apoio do PSOL a arcabouço de Lula é incerto: "Temos críticas"
4 Apuração da Polícia Federal cita elo entre defesa de Adélio e PCC
5 Leitão aponta "trapalhadas" na visita de Lula à China

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.