Leia também:
X PF faz operação contra cúpula do governo do Acre por corrupção

Nikolas nega transfobia após usar peruca em fala na Câmara

Deputado afirmou que defendeu o direito das mulheres em posicionamento na tribuna da Casa

Paulo Moura - 09/03/2023 09h30 | atualizado em 09/03/2023 12h55

Nikolas Ferreira Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) usou suas redes sociais, na madrugada desta quinta-feira (9), para negar que tenha cometido transfobia por utilizar uma peruca, dizer que se sentia mulher, e se autointitular “deputada Nikole” durante um discurso na tribuna da Câmara nesta quarta (8). De acordo com o parlamentar, a manifestação foi uma defesa do “direito das mulheres”.

– Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans – visto a diferença biológica – e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca [chocante]. O que passar disso é histeria e narrativa – declarou.

SOBRE A FALA
Em um tom crítico contra a pauta progressista de gênero, Nikolas usou uma peruca loira na tribuna da Câmara dos Deputados e disse se chamar “deputada Nikole”. Em seu discurso, Nikolas ironizou que teria lugar de fala, uma vez que estaria se sentindo mulher.

– Hoje, no Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, pois eu não estava no meu local de fala. Então, eu solucionei esse problema aqui. Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nikole – iniciou.

O deputado protestou que as mulheres biológicas estão perdendo espaço.

– Eu tenho algo aqui muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. E para vocês terem ideia do perigo de tudo isso, vocês podem perguntar, qual o perigo disso, deputada Nikole. Sabe por quê? Por que eles estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é a realidade – declarou.

Nikolas ainda levantou a hipótese de seu gesto fazê-lo ser preso.

– Eu por exemplo posso ir para a cadeia, deputado, caso eu seja condenado por transfobia. E por quê? Por que eu xinguei, eu pedi pra matar? Não. Pois, no Dia Internacional das Mulheres, há dois anos, eu parabenizei as mulheres XX. Ou seja, é uma imposição. Ou você concorda com o que eles estão dizendo, ou caso contrário você é um transfóbico, homofóbico e preconceituoso – disse.

Confira o vídeo compartilhado pelo próprio deputado:

LIRA E ALIADOS DO GOVERNO CRITICAM MANIFESTAÇÃO
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), condenou o discurso de Nikolas e disse que o Plenário da Casa não seria “palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos” e reforçou que não admitirá “desrespeito contra ninguém”.

– O deputado Nikolas Ferreira merece minha reprimenda pública por sua atitude no dia de hoje. A todas e todos que se sentiram ofendidas e ofendidos, minha solidariedade – acrescentou Lira.

Antes da fala do presidente da Casa, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e a bancada do PSOL confirmaram que ingressarão com representação contra o parlamentar no conselho, pedindo sua cassação. Os psolistas prometeram recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Nikolas.

Nikolas Ferreira foi o deputado federal mais votado do Brasil na última eleição. Ele bateu a marca de 1,47 milhão de votos, sendo o terceiro deputado mais votado na história da Câmara, atrás dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 1,84 milhão de votos, em 2018, e Enéas Carneiro, que em 2002 conquistou 1,57 milhão de votos.

Leia também1 STF libera decreto de Lula que anulou redução do PIS e Cofins
2 Polícia já sabe quem era homem arrastado por 40 km em rodovia
3 Rosana Alves: "Sem frustração, o cérebro não desenvolve"
4 Grupo de 2,7 milhões de pessoas tinha R$ 180 milhões esquecidos
5 Arthur Lira condena discurso de Nikolas Ferreira: "Não admitirei"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.