Leia também:
X Procurador de Justiça é achado morto dentro de casa

Nikolas nega crime e destaca o direito de opinião parlamentar

Deputado rechaça crime de transfobia ou discurso de ódio e lembra prerrogativa constitucional

Marcos Melo - 09/03/2023 16h39 | atualizado em 09/03/2023 17h58

Deputado Nikolas Ferreira Foto: Reprodução/Print de vídeo publicado nas redes sociais

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) emitiu comunicado, nesta quinta-feira (9), a fim de esclarecer seu pronunciamento na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta (8) – Dia Internacional da Mulher – que gerou grande repercussão e dividiu opiniões.

Em nota, o parlamentar afirmou que sua intenção foi alertar a sociedade sobre a redução do espaço das mulheres em razão da inserção de pessoas trans nos esportes. Ele enfatizou que “não houve, em momento algum da fala, o crime de transfobia ou discurso de ódio, mas sim o direito constitucional do parlamentar em expressar sua opinião sobre um determinado tema”.

Quanto às notícias que veiculam o pedido de cassação de seu mandato por parte do PSB, ele revelou que não recebeu qualquer notificação e que aguarda com tranquilidade, já que entende a inexistência de crime.

Nikolas Ferreira de peruca Foto: Reprodução / TV Câmara

O DISCURSO
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) aproveitou o Dia Internacional da Mulher para ironizar uma pauta progressista de gênero. No plenário da Câmara, nesta quarta, o parlamentar utilizou uma peruca loira e disse se chamar “deputada Nikole”.

Em seu discurso, Nikolas ironizou que teria lugar de fala, uma vez que está se sentindo mulher.

– Hoje, no Dia Internacional das mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, pois eu não estava no meu local de fala. Então eu solucionei esse problema aqui. Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nikole – iniciou.

O deputado protestou que as mulheres biológicas estão perdendo espaço.

– Eu tenho algo aqui muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. E para vocês terem ideia do perigo de tudo isso, vocês podem perguntar, qual o perigo disso, deputada Nikole. Sabe por quê? Por que eles estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é a realidade – declarou.

Nikolas – ou Nikole – ainda levantou a hipótese de seu gesto fazê-lo ser preso.

– Eu por exemplo posso ir para a cadeia, deputado, caso eu seja condenado por transfobia. E por quê? Por que eu xinguei, eu pedi pra matar? Não. Pois no Dia Internacional das Mulheres, há dois anos, eu parabenizei as mulheres XX. Ou seja, é uma imposição. Ou você concorda com o que eles estão dizendo, ou caso contrário você é um transfóbico, homofóbico e preconceituoso – disparou.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA
O Deputado informa que proferiu discurso tão somente com o intuito de alertar sobre a perda de espaço das mulheres nos esportes para pessoas trans. Homens e mulheres são biologicamente diferentes e possuem corpos diferentes. Negar isso, portanto, é adotar um tipo de negacionismo sem precedentes.

Nesse sentido, não houve, em momento algum da fala, o crime de transfobia ou discurso de ódio, mas sim o direito constitucional do parlamentar em expressar sua opinião sobre um determinado tema.

Por fim, no que tange às notícias de que o PSB e partidos de esquerda tenham pedido a cassação do mandato, informamos que ainda não recebemos nenhum tipo de notificação, mas é aguardado com tranquilidade, haja vista a certeza de que nenhum crime foi cometido.

Leia também1 Deputados saem em defesa de Nikolas Ferreira após polêmica
2 Nikolas nega transfobia após usar peruca em fala na Câmara
3 Arthur Lira condena discurso de Nikolas Ferreira: "Não admitirei"
4 De peruca, Nikolas faz discurso irônico: "Deputada Nikole"
5 Nikolas Ferreira cobra ministros sobre Consenso de Genebra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.