Leia também:
X Mulher é presa após morder pessoas em camarote da Sapucaí

Nikolas aciona PF após vídeo com IA usar seu rosto em golpe do CPF

Deepfake promove falso benefício do governo federal

Thamirys Andrade - 05/03/2025 12h35 | atualizado em 05/03/2025 19h00

Golpe utiliza imagem de Nikolas feita com IA para ludibriar internautas Fotos: Frame de vídeo / Instagram | Mário Agra / Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acionou a Polícia Federal (PF) para investigar vídeos falsos feitos com Inteligência Artificial (IA) que usam a sua imagem para promover golpes em internautas. Na nova deepfake – nome dado para síntese de imagem e sons humanos feitos por IA – a imagem manipulada de Nikolas aparece divulgando um falso benefício do governo federal a cidadãos que possuam determinados números no final do CPF.

No vídeo, veiculado por contas falsas com títulos como “governo8494” e “governo9638”, um avatar que se passa por Nikolas afirma que pessoas que possuam os números 2, 5, 6, 1, 7, 9, 3, 0, 8 ou 4 no final de seus CPFs têm direito a resgatar uma quantia de até R$ 6 mil. A justificativa é de que o benefício seria uma indenização devido ao vazamento de dados de milhões de brasileiros.

Ao clicar no link de saiba mais, o internauta é redirecionado para uma página na qual deve inserir o seu número de CPF para descobrir quanto dinheiro teria direito a receber.

O governo já negou a existência de tal benefício, e Nikolas confirmou em suas redes sociais que trata-se de um golpe que usa IA para criar fake news com vídeos, imagens ou áudios falsos, mas muito realistas, para enganar usuários da internet.

– Infelizmente, criminosos se aproveitam da credibilidade da minha imagem para aumentar o sucesso de seus golpes, o que tem gerado um grande número de vítimas. Nos meus perfis, eu só divulgo meus livros e meus cursos. Qualquer coisa fora disso, é golpe – alertou o deputado federal.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.