Leia também:
X Previdência: Governo espera votação parecida com 1º turno

“Nenhum brasileiro está sendo intoxicado”, garante ministra

Tereza Cristina comentou liberação de agrotóxicos

Gabriela Doria - 06/08/2019 15h11

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, defendeu agrotóxicos Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, afirmou nesta terça-feira (6) que “nenhum consumidor brasileiro está sendo intoxicado” por agrotóxicos.

– Não podemos aterrorizar os consumidores brasileiros e muito menos os consumidores externos, dos mais de 162 países que importam a produção brasileira – declarou Tereza Cristina.

A ministra convocou nesta terça uma conversa com jornalistas para rebater críticas de que o governo Jair Bolsonaro estaria afrouxando as regras de controle de agrotóxicos no país ou mesmo liberando novas substâncias em quantidade recorde.

Ela negou essas críticas e disse que os produtos aprovados pelas agências do governo que tratam do tema passam por um rigoroso processo de controle.

– O que eu fico indignada é passar para a população que nós estamos colocando prato com comida envenenada. Isso é um desserviço ao Brasil. Estamos incomodados com o fato de um tema tão complexo e técnico ter se transformado no combustível de uma guerra política. A imagem do nosso país está sendo denegrida de uma maneira que de vez em quando é até leviana – disse.

De acordo com ela, não é correta a percepção de que a população brasileira estaria exposta a riscos de saúde em razão do uso excessivo de defensivos agrícolas.

– Nenhum registro [de agrotóxico] tramitou só em 2019, portanto não pode [ter sido] aprovado só no governo Bolsonaro – justificou a ministra.

Segundo o ministério da Agricultura, a média de tempo necessário para a concessão de um registro de pesticida no país é de quatro anos.

– Criou-se um entendimento, pelo menos a gente tem visto, que a aprovação de mais produtos é ruim. Mas é ao contrário. São produtos mais eficientes e menos tóxicos. Nós temos que continuar aprovando mais produtos – afirmou.

A ministra esteve acompanhada por pesquisadores e por diretores de organismos que participam do processo de registro ou de controle de agrotóxicos no Brasil, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Tereza Cristina anunciou ainda que o governo prepara um decreto para melhorar a fiscalização e capacitação dos agricultores que aplicam os defensivos agrícolas. A ideia, segundo a pasta, é envolver sindicatos rurais, associações de classe e cooperativas para a capacitação dos produtores que aplicam os agrotóxicos, casos de contaminação ocorrem principalmente em razão de erros no manejo dessas substâncias, de acordo com o ministério.

*Folhapress

Leia também1 Anvisa adota mudanças na classificação de agrotóxicos
2 Reforma agrária pode entrar no Ministério da Agricultura
3 Campanha quer a proibição do uso de agrotóxicos no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.