Nem o Direito explica as decisões do 8/1, diz Janaina Paschoal
Jurista e vereadora analisa que decisões foram ideológicas
Monique Mello - 24/09/2025 16h05 | atualizado em 24/09/2025 16h10

Em entrevista ao Pleno Time nesta quarta-feira (24), a vereadora de São Paulo Janaína Paschoal (PP) considera que “nem o Direito explica” as condenações do 8 de janeiro. A parlamentar é advogada e professora de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP).
– O Direito não explica aquelas decisões. Quem teve o trabalho de ouvir o ministro [Luiz] Fux, sabe que não estou exagerando nem mentindo – disse, em referência ao longo voto do ministro (que durou 13 horas) pela absolvição do núcleo crucial da suposta trama golpista.
A média das penas a centenas de condenados varia entre 14 e 17 anos de prisão.
– O que nós tivemos ali? Uma manifestação incontida, que levou a um ato de insanidade, com depredações – disse sobre os atos de depredação.
Janaina contou que no dia 8 de janeiro de 2023 estava no interior e assistiu a invasão aos prédios dos Três Poderes pela televisão. Na ocasião, ela considerou a atitude uma “burrice”.
– Eu pensei: “Que burrice é essa?”. Porque essa gente, ao invadir a sede dos Poderes, está dando conteúdo às teorias de conspiração da esquerda – argumenta.
*Você pode acompanhar o Pleno Time em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Apple Podcasts e na Amazon Music.Leia também1 Janaina Paschoal e Zoe Martinez batem boca na Câmara de SP
2 Janaina: "Não há livro de Direito" que sustente soma das penas
3 PGR se manifesta para Daniel Silveira ir para o semiaberto
4 Zambelli nega ter dado ordem para invasão a sistema do CNJ
5 Relator da Dosimetria janta com Lindbergh e contata Moraes



















