Leia também:
X Mesmo após fala de Bolsonaro, Doria prorroga quarentena

Nelson Teich é empossado como novo ministro da Saúde

Novo gestor afirmou que o cargo é o "maior desafio de sua carreira"

Paulo Moura - 17/04/2020 12h06 | atualizado em 17/04/2020 12h23

Nelson Teich é empossado no Ministério da Saúde Foto: PR/Alan Santos

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, tomou posse na manhã desta sexta-feira (17) na chefia da pasta federal. Em seu primeiro discurso após a assinatura do termo de posse, Teich afirmou que esse “é o maior desafio de sua vida profissional”. O novo gestor afirmou que o principal meio de combater o coronavírus é através da informação.

– Uma coisa que eu tenho colocado é a importância da informação. Uma das características dessa doença é a pobreza de informação sobre a doença e isso leva a um nível de ansiedade. Precisamos administrar o problema clínico e também o comportamento da sociedade – declarou.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, primeiro a falar na cerimônia, destacou pontos de sua gestão na pasta e disse que fez uma trabalho firme, conseguindo entregar a Saúde sem pendências orçamentárias.

– Trabalhei durante doze meses com uma gestão orçamentária muito austera. Pela primeira vez, o SUS não deve nenhum centavo a nenhum prefeito, a nenhum estado. Neste ano, fizemos um repasse em recursos diretos de mais de R$ 6 bi em 40 dias. Renovamos a frota do Samu – apontou.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, afirmou que o dia era “de alegria” e ressaltou que, às vezes, “alguns jogadores precisam ser substituídos para mudar o placar”, em referência aos processos de mudança dos ministros de governo e ressaltou sua posição em retomar a economia do país.

– A minha visão é um pouco diferente do ministro que está focado em seu ministério. Os riscos maiores estão sob minha responsabilidade. Desde o começo, eu tenho uma visão que temos que abrir o emprego. O que eu acredito é que tem que abrir [o comércio] – declarou.

O chefe do Executivo também falou sobre o novo gestor da Saúde, e o parabenizou pela coragem em assumir o cargo.

– Confesso, o cumprimento pela sua coragem. Não é apenas ser ministro, e buscar melhorar a saúde do Brasil, agravado a isso tem a questão de uma pandemia. O seu trabalho é 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todos nós torcemos pelo seu sucesso, por que o seu sucesso poupará vidas – completou.

Leia também1 Quem é o médico Nelson Teich, novo ministro da Saúde
2 'Temos duas doenças: o vírus e o desemprego', diz Bolsonaro
3 Teich diz ter "alinhamento completo" com Bolsonaro
4 Bolsonaro sobre Mandetta: 'Foi um divórcio consensual'
5 Oncologista Nelson Teich é o novo ministro da Saúde

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.