Leia também:
X Durante jantar, Lula convidou Lira para viajar com ele à China

“Não podemos ficar chorando o dinheiro que falta”, diz Lula

Presidente pediu para que seus ministros façam o melhor com o dinheiro que possuem

Pleno.News - 10/03/2023 12h32 | atualizado em 10/03/2023 14h56

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião ministerial Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, nesta sexta-feira (10), em Brasília, uma reunião ampliada com 13 ministros do governo para discussão de projetos de infraestrutura para o país. Na ocasião, ele disse que não se pode “ficar chorando o dinheiro que falta”, mas que precisam “utilizar bem o dinheiro” disponível.

– Por isso o [Fernando] Haddad é ministro da Fazenda, porque ele é criativo, se a gente não tiver dinheiro a gente vai atrás dele e ele vai ter que arrumar. Ele e a Simone [Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento] vão arranjar o dinheiro que precisamos para fazer investimentos no país – disse Lula ao abrir a reunião, no Palácio do Planalto.

BANCOS PÚBLICOS
Segundo ele, outras reuniões sobre o tema devem incluir também os bancos públicos, como Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para ele, é papel dessas instituições dar crédito a pequenos e médios empreendedores, cooperativas, grandes empresários e para governos estaduais e municipais que têm capacidade de endividamento.

– Por que não emprestar dinheiro para essa gente? Não pode ser proibido emprestar dinheiro para construir um ativo que vai aumentar o patrimônio deste país, que vai melhorar a qualidade de vida do povo – argumentou.

E completou:

– Não dá pra ficar achando que o gostoso é guardar dinheiro. Dinheiro bom é dinheiro transformado em obras, na melhoria da qualidade de vida do povo, em saúde, educação e, sobretudo, emprego, que é o que dá dignidade ao povo brasileiro.

PAC
Lula lembrou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), instituído em seu primeiro governo com foco nas realização de obras, e sugeriu a criação de um novo programa ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

– Tenho certeza que vocês vão me surpreender nessa reunião com o que já tem de propostas para fazermos, vi aqui “eixos do novo PAC”. Queria até sugerir ao companheiro Pimenta que é importante colocar a criatividade da comunicação em funcionamento para criarmos um novo nome, o PAC foi muito importante, produziu muita coisa, mas se pudermos criar um novo programa [isso] mostra que a gente está renovando e inovando, que temos criatividade para fazer outras coisas – assinalou.

Para ele, o sucesso do PAC aconteceu em razão do diálogo com governadores e prefeitos na identificação de políticas de infraestrutura que eram fáceis de executar.

– O PAC foi uma coisa extraordinária. (…) Acho que foi o momento mais rico de investimento no país, porque envolvia os governos federal, estaduais e municipais. Nós aprendemos que era importante que se transferisse dinheiro para a prefeitura que tem projeto – afirmou.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Durante jantar, Lula convidou Lira para viajar com ele à China
2 Mendonça será relator de ações contra Nikolas no caso da peruca
3 Banco do Brics anuncia saída de Marcos Troyjo da presidência
4 Internado há 3 semanas, Kassio Nunes não tem previsão de alta
5 Mourão diz que jamais receberia presente no valor das joias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.