Leia também:
X Mulher agride servidora e quebra frasco de imunizante

Doria: Não há risco de que não ocorram eleições em 2022

Governador de SP também criticou postura do presidente Jair Bolsonaro

Pleno.News - 10/07/2021 22h49 | atualizado em 10/07/2021 22h51

Governador de SP, João Doria Foto: Reprodução

O governador de São Paulo (PSDB), João Doria, viajou neste sábado (10) para Campo Grande e Goiânia, a fim de começar sua campanha por votos nas prévias do PSDB. O partido vai definir em novembro o candidato que irá disputar as eleições presidenciais de 2022.

Aos colegas de legenda, protestou contra as críticas do presidente Jair Bolsonaro ao processo eleitoral e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso.

O tucano disse que não há “nenhum risco” de não ocorrer eleições no ano que vem.

– Num país democrático, que respeita a Constituição, e com um povo mobilizado em defesa à democracia e respeito aos Poderes, não vejo nenhum campo para não termos eleições. Esse espírito autoritário do atual presidente não tem amparo na população brasileira. E a maioria dos governadores querem eleições no ano que vem, pelo voto eletrônico.

Dividindo o palanque com o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, Doria procurou se colocar como uma alternativa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a Bolsonaro. De acordo com a pesquisa Ipec mais recente, o petista tem 49% das intenções de voto e venceria no primeiro turno. O atual presidente tem 23%. Doria aparece empatado tecnicamente com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O pedetista tem a preferência de 7% dos entrevistados, ante 5% do tucano.

Pesquisa Datafolha divulgada esta semana indicou cenário semelhante. Doria comentou que o levantamento é “um retrato do momento”.

– Nos estimula, nos motiva, mas nos mantém num campo de humildade e na certeza de que precisamos trabalhar muito. E, principalmente, é preciso respeitar o processo eleitoral interno do PSDB – declarou.

Durante o evento do partido em Campo Grande, o governador Azambuja chamou Doria de “pai da vacina”. Ele criticou ainda a atuação do governo federal diante da pandemia.

À tarde, Doria seguiu para Goiânia, onde participou de um segundo encontro com correligionários. Lá, discursou ao lado do ex-governador e aliado Marconi Perillo e buscou novamente se contrapor a Lula e a Bolsonaro. O diretório estadual paulista do partido pagou R$ 25 mil pelo aluguel de uma aeronave para fazer as viagens. O governador retornou a São Paulo ainda na noite deste sábado.

Além de Doria, são cotados para concorrer às prévias tucanas o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador cearense Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. O paulista deve fazer uma campanha mais intensa que os adversários, e planeja visitar duas capitais por fim de semana.

*AE

Leia também1 Bolsonaro: Barroso defende 'bandeiras' que 'beiram a pedofilia'
2 Bolsonaro: Motociata "simboliza a liberdade e a democracia"
3 Quem defender 'retrocesso' será 'inimigo da nação', diz Pacheco
4 Barroso: 'Impedir eleição é crime de responsabilidade'
5 Ciro Gomes declara 'irrestrita solidariedade' a Barroso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.