Leia também:
X Governo Lula impôs 100 anos de sigilo a 1.339 documentos

“Não há mais ministros do STF. Há apenas 11 políticos sentados”

Parlamentar destacou a omissão de Nunes Marques e André Mendonça diante das ações de Moraes

Marcos Melo - 21/03/2024 15h24 | atualizado em 21/03/2024 16h12

Marcel van Hattem em entrevista ao Pleno.News Foto: Reprodução/YouTube PlenoNews

Em entrevista exclusiva ao Pleno.News na última segunda-feira (18), o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) criticou a omissão dos ministros que compõem o Supremo Tribunal Federal (STF) diante das transgressões de Alexandre de Moraes. Na ocasião, o parlamentar destacou a postura dos magistrados da Suprema Corte que foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem se depositou expectativa de reação às arbitrariedades.

Objetivo em suas respostas, van Hattem afirmou que “há um interesse da atual composição do Supremo Tribunal Federal, da sua unanimidade, infelizmente, de proteger esse governo”.

– Por que eu digo unanimidade? Porque, lamentavelmente, nós tivemos também duas indicações de ministro do Supremo Tribunal Federal do governo passado e esses dois ministros até o momento não têm se pronunciado contra os abusos de autoridade do STF, em particular o ministro Alexandre de Moraes – apontou.

O deputado não apenas sugeriu, mas citou nominalmente ambos os ministros, expondo suas condutas dissonantes ao que era esperado. Em sua fala, o congressista atribui responsabilidade imediata ao colegiado pelos excessos praticados por Alexandre de Moraes, à revelia de seus pares.

– Eu faço questão de dizer que se Kassio Nunes, André Mendonça ou qualquer um dos outros oito ministros fosse à mídia, da forma como Alexandre de Moraes vai, para dizer o contrário do que ele diz ou pelo menos dizer que o que ele está fazendo é abusivo, é inconstitucional, ele certamente não teria toda essa liberdade que está hoje tendo para fazer o que faz – disparou.

Para Marcel van Hattem, todos os demais ministros do STF defendem os interesses anticonstitucionais de Moraes, seja por ação ou omissão.

– Está faltando atitude dos outros ministros do Supremo e, infelizmente, aquilo que nós vimos durante a Prússia, que era o moleiro que encarou o então monarca dizendo: “Ainda há juízes em Berlim, você não vai construir sobre o meu terreno”. No Brasil, neste momento, eu diria: “Espero que mude em breve”; [mas] não há mais ministros do Supremo Tribunal Federal. Há apenas 11 políticos sentados ali e defendendo todos eles, os demais dez, as atitudes de Alexandre de Moraes por ação ou por omissão.

Assista:

Leia também1 Exclusivo: Marcel van Hattem denuncia "regime tirânico" promovido pelo STF
2 Na série "Acredito no Brasil", Van Hattem cita "superar a pobreza"
3 "Ditador", diz Marcel van Hattem sobre Alexandre de Moraes
4 Van Hattem: O mundo agora sabe que o Brasil vive uma ditadura
5 Parlamentares vão ao Congresso americano denunciar 'graves violações aos direitos humanos' no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.