Leia também:
X Bolsonaro diz que Calheiros de relator da CPI é ‘uma piada’

Na CPI, Nise rebate Mandetta sobre ‘trocar bula da cloroquina’

Médica negou existência de decreto para alterar a bula do medicamento

Pleno.News - 01/06/2021 16h27 | atualizado em 01/06/2021 17h23

Médica Nise Yamaguchi na CPI da Covid Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A médica Nise Yamaguchi afirmou, durante seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que tanto o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta quanto o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, “equivocaram-se” ao falar sobre a existência de um decreto para mudar a bula da cloroquina.

Sobre este decreto, ambos os depoentes afirmaram à mesma CPI que o texto sugeria a mudança de bula da cloroquina para incluir a Covid-19 nas recomendações de uso do medicamento. Nise negou que este fosse o caso.

– Eu não entendi que havia, até aquele momento, uma discussão sobre um decreto. Simplesmente estava conversando sobre a questão da cloroquina e a resolução de excepcionalidade. Eu não discuti inserção em bula por decreto em nenhum momento – declarou a médica.

Nise voltou a afirmar que, na reunião que contou com a presença do ex-ministro Mandetta e do presidente da Anvisa, ela apresentou uma minuta que tratava da disponibilização do medicamento durante o período de pandemia.

– Não acho que eles tenham mentido […] Acho que eles tenham se equivocado. Acharam que a gente quisesse fazer um decreto da bula, e não foi isso que aconteceu – declarou.

A divergência já tinha sido apontada durante o testemunho da médica. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), disse que quer fazer uma acareação entre Nise e o presidente da Anvisa na comissão.

A médica também foi questionada com relação a seus encontros com o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e afirmou que só conversou com ele duas vezes.

– Tive duas reuniões com o ministro Pazuello; uma presencial e outra virtual. Muito rápidas. Exatamente discutindo os tratamentos que estavam sendo feitos e, em uma delas, ele estava querendo conversar com as outras sociedades médicas. Me dispus a trazer as outras sociedades médicas para uma reunião com ele eventualmente – afirmou a médica.

Acareação
O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou na conta que mantém no Twitter que os vídeos apresentados na sessão desta terça-feira desmentem categoricamente o depoimento de Nise Yamaguchi, o que avaliou como “a primeira acareação da CPI”.

A médica foi confrontada pelo senador Omar Aziz após este ouvir um vídeo no qual a médica defende que não seria necessário uma vacinação “aleatória” da população, desde que ocorresse o tratamento precoce para pacientes infectados com a Covid-19. O presidente da CPI ainda pediu que as falas da depoente sobre a imunização fossem desconsideradas.

“Ficou comprovado que a doutora presencial é uma e a dos vídeos a desmente categoricamente. Lamento dizer que ela não foi verdadeira. Por mais suave que tenha sido, suas palavras feriram os fatos”, afirmou o relator em publicação no Twitter.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro diz que Calheiros de relator da CPI é 'uma piada'
2 Senadora critica CPI por não deixar Nise completar raciocínio
3 Yamaguchi fala em conspiração contra o tratamento precoce
4 Aziz diz ter provas suficientes para indiciar Bolsonaro
5 Aziz se irrita com fala de Nise na CPI e gera confusão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.