Leia também:
X Damares rebate colunista que criticou veto ao filme Cuties

‘Mundo errou ao defender que pacientes esperassem falta de ar’

Para o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, tratamento precoce contra a Covid-19 é mais eficaz

Pleno.News - 15/09/2020 21h25

Para secretário de Saúde do Ceará, mundo errou ao defender que pacientes com Covid-19 esperassem ter falta de ar Foto: EFE/Abedin Taherkenareh

Nesta segunda-feira (14), o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, afirmou que o mundo inteiro “errou” com as medidas iniciais de enfrentamento ao coronavírus ao determinar que pacientes só fossem ao hospital caso sentissem falta de ar. A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva.

Para Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, o erro foi cometido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos (EUA).

– Eu acho que o mundo inteiro pautou uma coisa chamada ‘não vá ao hospital, espere ter falta de ar’, e a gente viu no decorrer da evolução, acho que o mundo errou, o CDC errou, a OMS errou. É preciso que se diga claramente – apontou.

O secretário afirmou ainda que, duranrt a pandemia, ficou provado que o tratamento precoce era mais eficaz.

– A gente viu que, quando esse doente chega mais precoce, você melhora a qualidade da estratificação do risco, melhora o resultado do tratamento. Acho que essa forma de comunicar poderia ter sido melhor – destacou.

As declarações do secretário foram comentados pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (15), que lembrou que milhares de vidas poderiam ter sido salvas.

– Dezenas de milhares de vidas poderiam ter sido salvas se essas pessoas tivessem humildade, e reconhecessem que é o médico quem receita o que deve ser prescrito ao paciente (Hidroxicloroquina ou outro medicamento) – apontou.

Leia também1 Lula chama Moro de 'medíocre' e defende ação de Bolsonaro na PF
2 Governo destina R$ 3,8 milhões a ajuda emergencial no Pantanal
3 Secretário de Estado dos EUA fará visita ao Brasil no dia 18
4 Eduardo Bolsonaro afirma que Trump merece o Nobel da Paz
5 "Cartão vermelho de Bolsonaro não foi para mim", diz Guedes

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.