Leia também:
X ‘Jornalixo’ diz Coppolla sobre matérias da primeira-dama

Mudança do Coaf para o BC deve ser publicada nesta terça

Texto assinado por Paulo Guedes já está na Secretaria Geral da Presidência

Paulo Moura - 19/08/2019 12h06

Ministro da Economia Paulo Guedes já assinou mudança do Coaf para o BC Foto: PR/Isac Nóbrega

O governo federal deve publicar nesta terça-feira (20), a medida provisória que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central (BC). O documento foi assinado na última sexta (16), pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e está em análise na Secretaria Geral da Presidência. A decisão, segundo o governo, tem como objetivo blindar o órgão de interferências políticas.

Um dos reflexos da mudança deve ser a saída do atual presidente do órgão, Roberto Leonel, que deixará o conselho por conta da transferência dos servidores do Coaf para o BC. O regimento interno do Banco Central impede a presença de funcionários de outros órgãos públicos em suas atividades, salvo na diretoria colegiada. Ao estar formalmente vinculado ao BC, toda a direção do novo Coaf terá de ser escolhida entre os quadros da autoridade monetária.

O nome mais cotado para assumir a presidência da Unidade de Inteligência Estratégica é o do economista e servidor do BC, Ricardo Liáo, atual diretor de Supervisão do Coaf. Com larga experiência na área de combate à lavagem de dinheiro, Liáo foi representante do BC no conselho entre 1998 e 2013 e depois também ocupou a secretaria-executiva do órgão.

 

 

Leia também1 'Jornalixo' diz Coppolla sobre matérias da primeira-dama
2 Veja o perfil dos possíveis PGR da lista entregue a Bolsonaro
3 'Parti pra cima de Mourão', diz Marco Feliciano sobre vice

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.