Leia também:
X Bolsonaro cita princesa Isabel e Anitta em post sobre igualdade

MPF-RJ questiona Forças Armadas sobre o 7 de Setembro, no Rio

Procuradoria destacou importância de não confundir evento com "manifestações político-partidárias"

Gabriel Mansur - 02/09/2022 20h19 | atualizado em 05/09/2022 15h35

Cerimônia comemorativa do 7 de Setembro Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A participação das Forças Armadas durante o 7 de Setembro, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi questionada pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MP-RJ). Por meio de um ofício, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) questionou os militares sobre medidas “para garantir que as celebrações oficiais da Independência não se confundam com manifestações político-partidárias”. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2), pelo jornal O Globo.

O órgão quer saber as ações que serão tomadas pelo Exército, Marinha do Brasil e Aeronáutica para evitar que os seus subordinados tomem partido em eventuais manifestações do gênero. O documento foi encaminhado ao Comando Militar do Leste, ao Comando do 1º Distrito Naval e ao Terceiro Comando Aéreo Regional. As perguntas devem ser respondidas em até 48 horas.

A cerimônia programada para acontecer na Avenida Atlântica, na praia de Copacabana, gerou divergências entre o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que planeja usar as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil para mobilizar eleitores e demonstrar força política.

Paes afirmava que o desfile cívico aconteceria na Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade, como ocorre tradicionalmente. Mas, segundo ele, foi o próprio Comando Militar do Leste que suspendeu o ato. Em contrapartida, as Forças Armadas irão espalhar o evento pela cidade. Desfiles de navios na orla, show aéreo da Esquadrilha da fumaça, salvas de tiros e bandas militares fazem parte da programação.

Leia também1 Bolsonaro cita princesa Isabel e Anitta em post sobre igualdade
2 Sete de Setembro: Localização de ministros do STF ficará em sigilo
3 Em live, Jair Bolsonaro convida o povo para o 7 de Setembro
4 Caminhões não poderão entrar na Esplanada no 7 de Setembro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.