Leia também:
X Top 6! Confira nomes criativos de operações da PF

MPF quer explicações sobre grupo que vai analisar Enem

Comissão foi criada pelo MEC e pretende excluir questão que não tenha "pertinência com a realidade social"

Henrique Gimenes - 21/03/2019 14h23 | atualizado em 21/03/2019 14h31

Caderno do Enem Foto: Folhapress/Ofotográfico/Ananda Migliano

O Ministério Público Federal (MPF) deu um prazo de cinco dias para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), dê explicações sobre o grupo criado para analisar questões da prova.

Nesta quarta-feira (20), o Inep, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), publicou uma portaria afirmando que uma comissão iria analisar o banco de questões do exame para verificar a “pertinência com a realidade social” e excluir temas que envolvam ideologia de gênero.

Para a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, no entanto, a portaria foi apresentada de forma “extremamente vaga”. Ela também informou que o próprio órgão possui uma diretriz que prevê a avaliação do exame pelos resultados dos anos anteriores.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão solicitou ainda que sejam esclarecidos quatro pontos: a avaliação do Enem de 2018 que apontou a necessidade da revisão dos itens, os profissionais responsáveis por essa avaliação, os critérios utilizados e a qualificação técnica dos profissionais que irão compor a comissão.

Leia também1 Inep avalia Enem para barrar ideologia de gênero
2 Enem: MEC divulga espelhos da redação do exame de 2018

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.