Leia também:
X Lula tem encontro com Dilma e diz: ‘Vamos derrotar Bolsonaro’

MPF processa parlamentares e ministros por falta de máscara

Políticos deixaram de usar o item durante um evento em janeiro deste ano

Pleno.News - 09/08/2021 20h18 | atualizado em 10/08/2021 13h56

MPF ajuizou ação contra ministros por não respeitaram medidas sanitárias Foto: Alan Santos/PR

Nesta segunda-feira (9), o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação de improbidade contra ministros do Turismo, Gilson Machado, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e também contra o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. A medida ocorre devido à participação dos políticos em um evento em Sergipe, no dia 28 de janeiro deste ano. No local, eles estavam sem máscara e não respeitaram medidas de distanciamento.

Além deles, o senador Fernando Collor (Pros-AL) e o deputado Marx Beltrão (MDB) também são alvos da ação. Na ocasião, os políticos participaram do evento de inauguração de uma ponte sobre o Rio São Francisco, na cidade de Propriá.

Na ação, o MPF aponta que não houve respeito às normas sanitárias, o que “configurou violação aos princípios da administração pública, especialmente aos princípios da legalidade, da moralidade e da proteção da saúde pública”. À Justiça, o órgão pediu o pagamento de uma multa no valor de 100 vezes o salário de cada um dos envolvidos.

Na peça, o MP disse ainda não ser possível ignorar “o [péssimo] exemplo que os demandados transmitiram para todos os populares de Propriá e região que compareceram ao evento e se depararam com autoridades federais da mais alta envergadura sem usar máscara de proteção respiratória, abalando, assim, a própria imagem e credibilidade do Estado, neles personificado no que concerne à função de cada um enquanto gestor do Poder Executivo ou membro do Parlamento”.

Jair Bolsonaro também participou do evento, mas somente o Senado pode analisar ações de improbidade contra o presidente.

Leia também1 Lula tem encontro com Dilma e diz: 'Vamos derrotar Bolsonaro'
2 Maia ataca Bolsonaro e diz que o presidente "é covarde"
3 TSE pede que STF investigue Bolsonaro por revelar invasão
4 Lobão ataca Bolsonaro: 'Esse furúnculo tem que ser expelido'
5 Novo Bolsa Família é composto por outros 6 benefícios e auxílios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.