Leia também:
X Deputado enfrenta ministro Flávio Dino e é aplaudido na CCJ

MPF pede que caso do PCC contra Moro seja levado à Justiça de SP

Pedido foi feito à juíza Gabriela Hardt, da 9ª Vara Federal Criminal de Curitiba

Pleno.News - 29/03/2023 16h13 | atualizado em 29/03/2023 19h43

Ex-juiz Sergio Moro Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Ministério Público Federal pediu à juíza Gabriela Hardt, da 9ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que a Operação Sequaz – investigação que desmontou uma célula do PCC que planejava sequestrar o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e sua família -, seja deslocada da Justiça Federal na capital paranaense para a Justiça de São Paulo, a fim de “processar os crimes estaduais remanescentes”.

A medida é citada em requerimento assinado nesta terça-feira (28), pelo procurador da República José Soares. Ele pediu que as cautelares impostas na Operação Sequaz, desencadeada na última quarta-feira (22), sejam mantidas até que o juízo estadual paulista que, eventualmente, receber os autos do inquérito decida se elas devem prevalecer – prorrogando prisões ou soltando os investigados capturados pela Polícia Federal.

O parecer do procurador do Ministério Público Federal no Paraná foi encaminhado à juíza Gabriela Hardt que decretou as prisões da Operação Sequaz. Ao todo, Gabriela mandou prender nove suspeitos. Duas mulheres ligadas à facção foram soltas, porque têm filhos menores de 12 anos. De outro lado, Gabriela prorrogou a custódia cautelar de Valter Lima Nascimento, o Guinho, e Reginaldo Oliveira de Sousa, o Re, por mais cinco dias.

No documento enviado à 9ª Vara Federal Criminal de Curitiba, o procurador sustenta que quando a juíza autorizou a interceptação telefônica dos investigados na Sequaz havia ”forte suspeita de que a qualquer momento poderia ocorrer a execução de crime grave com violência contra Moro, em razão do exercício por ele de funções públicas federais”.

Ainda de acordo com José Soares, tal suspeita foi posteriormente confirmada com a quebra do sigilo telemático – de emails – dos integrantes do PCC.

Sob esse argumento, o procurador sustenta que a interceptação serve “precisamente para prova em investigação criminal” – “razão por que são válidas as medidas da interceptação decorrentes”.

As suspeitas que culminaram na abertura do inquérito da Operação Sequaz foram levantadas por uma testemunha protegida que já integrou o PCC. A testemunha foi ouvida pelo Ministério Público de São Paulo, relatando informações sobre o plano de sequestro do senador.

O depoimento foi encaminhado à Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF. No dia 4 de fevereiro o Grupo Especial de Investigações Sensíveis (GISE) da Delegacia de Polícia Federal em Cascavel, interior do Paraná, abriu inquérito para apurar a revelação.

*AE

Leia também1 Novo juiz da Lava Jato põe desafeto de Moro sob proteção
2 Moro reage e pede análise de suspeição de juiz da Lava Jato
3 Juíza mantém dois membros do PCC presos por plano sobre Moro
4 Gleisi ataca Moro após revelação do email do PCC: "Falso"
5 Bancada do PL apresenta pedido de impeachment contra Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.