Leia também:
X Foragido tenta devolver mochila perdida e acaba preso pela PM

MPF pede condenação de José Dirceu por lavagem de dinheiro

Ex-ministro deixou a prisão em 2019, após decisão do STF de revogar detenções em segunda instância

Pleno.News - 09/02/2021 12h14 | atualizado em 09/02/2021 12h39

José Dirceu é réu em processo da Operação Lava Jato Foto: Folhapress/Fernando Calzzani

O Ministério Público Federal (MPF) no Paraná pediu à Justiça, na noite desta segunda-feira (8), a condenação do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil – Governo Lula), por lavagem de dinheiro, em um processo aberto na esteira da Operação Lava Jato. Na ação, ele é acusado de receber R$ 2,4 milhões em propinas das empreiteiras Engevix e UTC.

Nas alegações finais do processo encaminhadas ao juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, os procuradores também pediram a condenação de Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do ex-ministro, e do ex-diretor da Engevix, Gerson Almada, ambos réus no mesmo processo.

A denúncia foi aceita pelo então juiz Sérgio Moro em fevereiro de 2018, quando o petista já havia sido condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em outros dois processos da operação. De acordo com a investigação do caso, Dirceu teria recebido os valores durante e depois do julgamento do mensalão. As propinas teriam sido pagas em acertos de corrupção envolvendo contratos da Petrobras.

Além das condenações, os procuradores pediram o bloqueio de R$ 2,4 milhões dos réus, pagamento de multas e cumprimento de penas em regime inicial fechado.

O ex-ministro, que chegou a ser preso em mais de uma ocasião, deixou a prisão em novembro de 2019, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) revogar a prisão, após condenação em segunda instância.

A reportagem entrou em contato com o advogado Roberto Podval, que defende o ex-ministro, e aguarda resposta. Quando a denúncia foi recebida pela Justiça, em 2018, a defesa afirmou ver “desnecessidade” da ação contra José Dirceu.

*Estadão

Leia também1 FHC aprova convite do PSDB para Maia: "Tomara que aceite"
2 Lira muda sala de imprensa para subsolo no prédio do Congresso
3 Jair Bolsonaro faz reunião com ministros no Palácio do Planalto
4 OAB quer acesso a mensagens de Lula hackeadas de Moro e Deltan
5 Bolsonaro segue na liderança para 2022, afirma pesquisa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.