Leia também:
X Aziz admite atritos com Renan: “Não, não está tudo bem”

MPF investiga ministra Damares por gastar abaixo do orçamento

Ministra protestou nas redes sociais: "Inquérito por gastar pouco?"

Monique Mello - 18/10/2021 13h06 | atualizado em 18/10/2021 13h26

Ministra Damares Alves Foto: EFE/ Joédson Alves

O Ministério Público Federal abriu um inquérito para investigar a baixa execução do orçamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves. A informação foi divulgada por Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo.

A investigação tem como objetivo apurar os impactos da baixa execução orçamentária nas políticas públicas da área a ser coberta pelo ministério. Em 2020, por exemplo, a Secretaria de Políticas Nacionais para Mulheres pagou menos da metade do valor autorizado para o ano.

De acordo com o MP, esse tipo de “economia” esvaziaria pautas como o combate à violência doméstica e dificultaria uma série de outras ações que deveriam ser conduzidas pelo ministério de Damares.

Nas redes sociais, a ministra afirma que ainda não foi oficialmente comunicada sobre a abertura do inquérito e questiona o fato de a imprensa saber antes dela.

– Informo que até agora não fui oficialmente comunicada de abertura de inquérito, mas é possível, sim, que tenham aberto e já comunicado à imprensa e sabe se lá qual o motivo dos jornalistas saberem antes – escreveu a ministra, afirmando que o orçamento de 2020 foi devidamente empenhado.

– Gente, todo nosso orçamento do ano passado está devidamente executado, devidamente empenhando. Nossa execução passou de 98%, o que foi publicamente anunciado. O orçamento foi empenhado com sucesso, mas é claro que não vou liberar dinheiro para o telhado da obra se a construtora não fizer antes as paredes – explicou.

Em um longo texto, Damares explica sobre a gestão orçamentária do MMFDH e ironiza:

– Os denunciantes entenderam ou querem que eu desenhe? […] Sabe como se chama isto que estamos fazendo: gestão e transparência. [Em] Que planeta este povo que me denuncia por gastar pouco vive? – declarou a ministra.

 

View this post on Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Damares Alves (@damaresalvesoficial1)

Leia também1 Damares diz que lançará projeto para distribuir absorventes
2 Damares a cristãos: 'Nós vamos ficar muito tempo no poder'
3 Round 6: Conselho pede que pais não deixem filhos assistir à série
4 Governo chinês quer doutrinar jornalistas ao Partido Comunista
5 Eduardo diz que viagem a Dubai foi paga com recursos próprios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.