Leia também:
X PF faz operação contra desvios de recursos na saúde do Pará

MPF denuncia Allan dos Santos por suposta ameaça a Barroso

Jornalista fez duras críticas e disse que ministro deveria "virar homem" e que estava "na hora de falar grosso"

Paulo Moura - 18/08/2021 10h00 | atualizado em 18/08/2021 10h36

Allan dos Santos Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu denunciar o jornalista Allan dos Santos, do portal Terça Livre, sob a acusação de que ele teria ameaçado o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. A denúncia foi motivada por declarações dadas por Allan em um vídeo intitulado Barroso é um miliciano digital, publicado ainda em 2020.

Na gravação em questão, postada no dia 24 de novembro do ano passado, no canal Terça Livre, Allan diz que Barroso deve “virar homem” e que “está na hora de falar grosso”. Após a divulgação do vídeo, Barroso representou ao MPF e solicitou a adoção de medidas cabíveis. A denúncia foi oferecida pelos procuradores João Gabriel Morais e Melina Castro Montoya Flores.

O MPF afirma no documento que a declaração de Allan foi além do direito de liberdade de expressão, pois apresenta “desígnios claros de ódio e repúdio contra instituições constitucionais e seu representante”.

– Observa-se nas presentes declarações postadas pelo denunciado que suas palavras vão além do mero exercício de crítica e opinião, com desígnios claros de ódio e repúdio contra instituições constitucionais e seu representante, e com tom claramente ameaçador, a fim de prejudicar a ordem pública e com a intenção de incutir medo ou pavor na vítima – diz o documento.

De acordo com o Ministério Público Federal, Allan teria cometido os crimes de ameaça, que prevê pena de 1 a 6 meses de detenção, e incitou publicamente ao crime de prática de ameaça, cuja pena varia de 3 a 6 meses de detenção.

Leia também1 Aluno tenta matar professor a tiros, mas arma falha três vezes
2 PF faz operação contra desvios de recursos na saúde do Pará
3 Queiroga volta a criticar Doria: "O governador fala muita coisa"
4 Câmara aprova texto-base do 2° turno da minirreforma eleitoral
5 Restos mortais são achados em avião dos EUA que saiu do Afeganistão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.