Leia também:
X Veja quanto cada candidato a presidente recebeu de doações

MPE diz que vídeos de Damares sobre PT e crack não são fake news

Ex-ministra afirmou que cartilhas do governo Lula "ensinavam" e "motivavam" o uso de drogas

Thamirys Andrade - 25/08/2022 12h21 | atualizado em 25/08/2022 14h33

Damares Alves Fotos: Reprodução / Twitter

Em parecer enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu que seja rejeitada a ação contra a ex-ministra Damares Alves que é acusada de propaganda eleitoral negativa antecipada e fake news contra o ex-presidente Lula (PT).

Segundo o vice-procurador-geral do órgão, Paulo Gonet, o vídeo publicado por Damares intitulado Cartilha do Governo Lula ensinava jovens a usar crack traz informações verídicas e está dentro da liberdade de expressão.

– Na espécie, não se extrai dos vídeos contestados, que expressam uma oposição contundente à política pública desenvolvida por governo anterior, uma manifesta e clara inverdade, até mesmo porque o conteúdo das cartilhas produzidas pelo Ministério da Saúde foi igualmente objeto de controvérsia no momento da sua distribuição. Não há fundamento suficiente para assentar que o aludido vídeo divulgou “fato sabidamente inverídico”, cabendo, aqui, rememorar a jurisprudência do TSE, ensinando que “não caracteriza fato sabidamente inverídico crítica à administração baseada em fatos noticiados pela imprensa” – declarou Gonet, segundo informações da CNN Brasil.

O parecer é uma resposta ao pedido do ministro Raul Araújo para que o MPE se manifestasse. A ação foi apresentada pela Coligação Brasil da Esperança (Fé Brasil), formada por partidos parceiros do PT: PSOL-Rede, PSB, Solidariedade, Avante e Agir.

Após a manifestação do MPE, o advogado de Damares, Flávio Britto, se manifestou dizendo que o órgão agiu com imparcialidade.

– A análise foi equilibrada, cumpriu todo um rigor técnico, distante das paixões das campanhas. O Brasil tem uma Justiça Eleitoral que avalia e julga as demandas jurídicas político-partidárias com total isenção e zelo pela legislação eleitoral – declarou a defesa, em nota.

VÍDEO DE DAMARES
O vídeo em questão foi publicado no dia 2 de agosto nas redes sociais YouTube, Instagram, Twitter e Facebook. Nele, a ex-ministra exibe a cartilha que teria sido distribuída pelo PT, trazendo instruções para pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

– Eles usavam muitas cartilhas, e as cartilhas eram absurdas. Na verdade, as cartilhas ensinavam como usar drogas, elas na verdade mais motivavam. Por exemplo, essa cartilha quando traz orientações gerais sobre o uso de drogas. Leiam algumas das orientações gerais: “Alimente-se antes, evite misturar tipos de drogas e tipos de bebidas, evite usar sozinho, beba água, antes, durante e depois” – recita Damares, exibindo a cartilha, que traz orientações também para o uso de drogas como crack e êxtase.

Leia também1 Em festa, Luiz Fux toca violão ao lado de Evandro Mesquita
2 Ciro sobre corrupção: "Lula tem responsabilidade a ser paga"
3 Com R$ 66,5 milhões, Lula lidera repasses de fundo eleitoral
4 TRE-RJ barra repasses de fundos eleitoral e partidário a Silveira
5 Justiça manda remover outdoors que comparam Lula e Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.