Leia também:
X Janssen suspende envio de 3 milhões de doses ao Brasil

MP-SP abre inquérito contra organizadores de motociata

Presidente Jair Bolsonaro liderou multidão de motociclistas pela capital paulista

Pleno.News - 14/06/2021 14h50 | atualizado em 14/06/2021 16h27

Presidente Jair Bolsonaro em motociata por São Paulo Foto: PR/Alan Santos

O Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito para investigar se os organizadores da manifestação de motociclistas a favor do governo Jair Bolsonaro, realizada na capital paulista no último sábado (12), devem ser responsabilizados pelo descumprimento de normas sanitárias para enfrentamento da pandemia em vigor no estado. A investigação pode subsidiar a proposição de uma ação civil pública contra as lideranças.

A portaria que formalizou a abertura do inquérito foi assinada nesta segunda-feira (14) pelo promotor Arthur Pinto Filho. Segundo ele, o grupo descumpriu o decreto estadual que obriga o uso de máscaras em locais públicos e deu “péssimo exemplo à sociedade”.

– Busca-se, com o presente inquérito civil, identificar as lideranças que descumpriram normas sanitárias, qualificá-las, dar oportunidade para que, se desejarem, se manifestem nos autos, para que, ao final, não havendo Termo de Ajustamento de Conduta, sejam responsabilizadas por dano moral e social coletivo por meio de ação civil pública – escreveu.

Uma cópia da portaria foi encaminhada ao Ministério Público Federal, que tem a atribuição para investigar autoridades com foro privilegiado, para que os procuradores decidam se a conduta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também deve ser apurada.

– O objeto deste procedimento fica, portanto, adstrito às lideranças que não têm foro por prerrogativa de função e que, além de descumprirem o decreto estadual suso [acima] mencionado, deram péssimo exemplo à sociedade – diz um trecho da portaria.

O governo de São Paulo chegou a multar Bolsonaro em R$ 552,71 por violação à regra sanitária, pelo não uso de máscara enquanto participou da manifestação de motociclistas. Ao final do ato, o presidente fez um discurso em um caminhão de som em que reforçou as críticas às medidas de isolamento e ao uso de máscara, além de exaltar o chamado “tratamento precoce” da Covid-19.

*Estadão

Leia também1 Kalil: Bolsonaro será multado se fizer motociata em BH
2 Bolsonaro encerra motociata defendendo tratamento precoce
3 Bolsonaro desafia João Doria a conversar com a população
4 Flávio Bolsonaro alfineta Felipe Neto em post sobre motociata
5 Além de Bolsonaro, Doria multa três ministros por máscara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.