MP do Tarifaço: Lula diz que está “passando a bola” para Congresso
Petista assinou Medida Provisória que libera uma linha de crédito de R$ 30 bilhões
Pleno.News - 13/08/2025 15h27 | atualizado em 13/08/2025 17h10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (13), que o governo “está passando a bola para o time da Câmara e do Senado”, logo depois de assinar uma medida provisória com ações de enfrentamento dos impactos econômicos do “tarifaço” de 50% estabelecido pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), estiveram presentes na cerimônia de assinatura da “Medida Provisória Brasil Soberano”, que traz um conjunto inicial de ações para proteger empresas e trabalhadores brasileiros dos efeitos da sobretaxa dos EUA.
Lula assinou a MP no Palácio do Planalto.
– A crise quer dizer para a gente criar novas coisas. A humanidade criou grandes coisas que salvaram a humanidade num tempo difícil. Nesse caso, o que é desagradável é que a razão justificada para impor sanções ao Brasil não existe – disse o petista.
Dentre as medidas anunciadas pelo governo, estão a criação de linha de financiamento de R$ 30 bilhões, com recursos do superávit financeiro do Fundo de Garantia à Exportação, mudança das regras do seguro de crédito à exportação, medidas de contratação pública para incentivar a aquisição de gêneros alimentícios impactados pelas tarifas e mudanças em fundos garantidores para amparar os exportadores.
*AE
Leia também1 Tarifaço: Lula fala em liberar R$ 30 bi a empresas prejudicadas
2 EUA: Lula diz que não tem medo de briga, mas quer negociar
3 O Brasil não aguenta mais o PT e nem o Lula, diz Tarcísio
4 Lula diz que Eduardo desinforma e sugere assessoria para Trump
5 Dinheiro esquecido: BC diz que há R$ 10,5 bilhões nos bancos


















