MP do Rio reabre investigação contra Carlos Bolsonaro
Investigação vai apurar uma suposta prática de "rachadinha" em seu mandato na Câmara Municipal
Pleno.News - 24/02/2026 21h44 | atualizado em 25/02/2026 14h22
O Ministério Público do Rio decidiu reabrir uma investigação contra o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) por suposta prática de rachadinha em seu mandato na Câmara Municipal.
O Estadão pediu manifestação do ex-vereador, que é pré-candidato ao Senado por Santa Catarina em 2026. Contudo, a reportagem não recebeu retorno até a publicação deste texto. Este espaço segue aberto.
Um parecer da assessoria criminal da Procuradoria-Geral de Justiça apontou a necessidade de “prosseguimento das investigações” envolvendo Carlos e outras 25 pessoas.
Em 2024, o próprio MP havia decidido arquivar o caso contra Carlos, que teve sete mandatos consecutivos na Câmara Municipal do Rio.
As informações foram divulgadas pelo O Globo e confirmadas pelo Estadão.
A assessoria da PGJ avaliou que o arquivamento original da investigação contra Carlos, em 2024, desconsiderou provas que haviam sido levantadas contra o então vereador. À época, o MP havia denunciado sete funcionários do gabinete de Carlos por desvio de dinheiro público, através do fracionamento de salários de assessores parlamentares, prática conhecida como rachadinha.
O MP, no entanto, considerou que não haviam indícios suficientes para acusar Carlos Bolsonaro de rachadinha. Segundo a denúncia apresentada em 2024, o então chefe de gabinete de Carlos, Jorge Luiz Fernandes, seria o responsável por nomear os funcionários que depois repassariam parte de seus salários.
Ao todo, o MP apontou supostos desvios de R$ 1,7 milhão no gabinete.
*AE
Leia também1 Desembargador usa IA em sentença de estupro em MG
2 "Legalizar supersalários não está no horizonte", garante Motta
3 Mpox: Ministério da Saúde confirma 81 casos em 2026
4 Alckmin: Governo disponibilizará R$ 800 por desabrigado em MG
5 Rogéria Bolsonaro será suplente de Márcio Canella ao Senado




















