Leia também:
X Deputado processa professora que pediu morte de Bolsonaro

MP dá parecer favorável para afastar Flordelis do mandato

Procuradora Maria Christina Pasquinelli acredita que deputada pode usar cargo para interferir no processo

Thamirys Andrade - 19/01/2021 12h28 | atualizado em 19/01/2021 12h56

Deputada federal Flordelis Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A Procuradoria de Justiça deu parecer favorável ao afastamento da deputada federal Flordelis (PSD) do cargo de parlamentar. Para a procuradora Maria Christina Pasquinelli, a pastora e cantora gospel pode usar sua posição legislativa para interferir no desenrolar do processo. Flordelis é acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo.

– Dada a função exercida pela recorrida [Flordelis] e considerando a rede de relacionamentos travados durante o cumprimento de seu mandato, tem ela meios e modos de acessar informações e sistemas, abrindo-se-lhe um leque de oportunidades para descobrir paradeiros, moradias e locais de trabalho de testemunhas arroladas no processo – escreveu Pasquinelli.

No ano passado, a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, determinou que Flordelis fosse monitorada por tornozeleira eletrônica, mas negou o pedido para que a parlamentar fosse afastada de suas funções. O promotor Carlos Gustavo Coelho de Andrade recorreu ao Tribunal de Justiça.

Agora a decisão cabe aos desembargadores da 2ª Câmara Criminal. Na última semana, o relator do processo em 2ª instância, desembargador Celso Ferreira Filho, determinou que o julgamento do recurso seja colocado em pauta. A data, entretanto, ainda não foi marcada.

Para que a parlamentar seja afastada do cargo, é necessário também que o plenário da Câmara dos Deputados vote favorável à cassação do mandato. Nesta segunda-feira (18), a deputada federal Carla Zambelli cobrou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a respeito do andamento do processo. De acordo com ela, o parecer está pronto desde 12 de outubro.

CRIME
O pastor Anderson do Carmo foi morto a tiros na garagem de sua casa, em Niterói, no dia 16 de junho de 2019. Sua esposa, Flordelis, e mais 10 pessoas, entre elas filhos adotivos e biológicos, são réus no processo que investiga os responsáveis pelo seu assassinato.

Acusada de orquestrar o crime, a pastora diz que soube de um plano para matar o marido, mas nega que tenha participado. Ela acusa a filha adotiva, Marzy Teixeira da Silva de convencer o irmão Lucas Cézar dos Santos a matar o pai adotivo. Flordelis não foi presa porque possui imunidade parlamentar.

Leia também1 Zambelli cobra Maia por pedido de cassação de Flordelis
2 Flordelis confessa que sabia de plano para matar o marido
3 Testemunha diz que filha de Flordelis atirou em pastor
4 Flordelis fazia rituais em casa e é evangélica porque "dá dinheiro"
5 Testemunha: Filhos adotivos de Flordelis sofriam maus-tratos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.