Leia também:
X Polícia Federal finaliza perícia no celular de Mauro Cid

Mourão solicita “interdição” da cassação de Deltan Dallagnol

O pedido foi feito ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

Priscilla Brito - 17/05/2023 17h23 | atualizado em 18/05/2023 18h23

Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) Foto: Isac Nóbrega/PR

Durante discurso no plenário do Senado Federal, nesta quarta-feira (17), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) solicitou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a “imediata interdição” do processo de cassação contra o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

– A cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol fere de morte a última esperança do povo na democracia, que é a sua representação política expressa nas urnas – afirmou.

Na compreensão de Mourão, existe uma “perseguição aos magistrados que desvendaram o maior caso de corrupção da história, encomendada pelo desejo de vingança nua e crua do próprio presidente da República”.

– Diante da omissão dos partidos políticos e da direção desta Casa em se insurgirem contra a sucessão de atos atentatórios aos direitos e garantias assegurados pela Constituição Federal; diante do assombro da sociedade com a desfaçatez da perseguição aos magistrados que desvendaram o maior caso de corrupção da história, encomendada pelo desejo de vingança nua e crua do próprio presidente da República, e que agora, com a cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol, fere de morte a última esperança do povo na democracia, que é a sua representação política expressa nas urnas – defendeu.

E continuou:

– O momento nacional não permite silêncios, nem arroubos irresponsáveis e incendiários. A situação demanda posicionamentos firmes e claros, que transcendam as partes para convergir no bem comum de uma democracia saudável e madura como é a brasileira, mas passa por uma crise que não pode ser escondida ou ignorada.

ASSISTA

RELEMBRE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), nesta terça-feira (16), sob argumento de que o ex-procurador teria infringido a Lei da Ficha Limpa. A Corte Eleitoral seguiu o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves.

Deltan se elegeu deputado federal com expressiva votação: 344,9 mil votos; o maior resultado no estado do Paraná.

A votação levou um minuto e seis segundos. O tempo vai do fim do voto do relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, à proclamação do resultado.

Leia também1 Site do TSE já coloca legenda de "não eleito" em foto de Dallagnol
2 Rodrigo Constantino denuncia censura no YouTube
3 Malafaia condena cassação de Dallagnol e critica "Xandão"
4 Haddad se recusa a comentar cassação de Deltan Dallagnol
5 Emílio recebe mensagem de Bolsonaro: "Você faz a diferença"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.