Mourão se reuniu com Barroso na última terça-feira, diz jornal
Encontro teria discutido críticas de Bolsonaro ao atual sistema eleitoral
Paulo Moura - 14/08/2021 07h59 | atualizado em 14/08/2021 08h08

O vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, teriam se reunido na última terça-feira (10) em Brasília, mesmo dia em que ocorreu o desfile de veículos militares na Praça dos Três Poderes. A informação foi divulgada neste sábado (14) pelo jornal Estado de São Paulo.
Para justificar a saída dele do Planalto no horário do desfile, Mourão teria alegado a existência de um “compromisso” que o faria se ausentar do local. De acordo com a publicação, a reunião, que teve ares de encontro reservado, não constava da agenda oficial dos participantes e “foi cercada de sigilo”.
A pauta principal seria a anuência das Forças Armadas aos protestos de Bolsonaro sobre as eleições. A resposta de Mourão, segundo o jornal, foi de que a cúpula das Forças Armadas não apoiavam o impedimento da realização de eleições em 2022.
Ainda de acordo com a publicação, “Mourão disse mais de uma vez ao presidente do TSE que quem comandava as tropas” não apoiaria uma ruptura nas eleições do próximo ano. Além disso, o vice teria afirmado “que a chance de isso [as eleições não acontecerem] ocorrer era ‘zero’ porque as Forças Armadas se pautavam pela legalidade’.
Procurados pelo Estado de São Paulo, os dois não quiseram confirmar o teor do encontro.
Leia também1 Fachin dá 48h para PF 'explicar' inquérito de vazamentos da CPI
2 PT e Haddad terão que indenizar Paula Toller em R$ 100 mil
3 Bolsonaro pode ganhar estátua em município gaúcho
4 'Sexta 13' tem prisões, separação e Silvio Santos internado
5 Silvio Santos já está em casa, diz jornalista Roberto Cabrini