Leia também:
X Frota quer criminalizar festas clandestinas na pandemia

Mourão questiona a “liberdade de manobra” dos governadores

Vice-presidente deu declarações após Bolsonaro mover ação contra decretos estaduais

Monique Mello - 19/03/2021 12h01 | atualizado em 20/03/2021 13h15

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: Romério Cunha/VPR

Depois de o presidente Jair Bolsonaro acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra decretos de toque de recolher, o vice-presidente Hamilton Mourão disse, nesta sexta-feira (19), que “algumas medidas estão além da liberdade de manobra de cada governador”.

Apesar de Bolsonaro ter recorrido ao Judiciário, Mourão avaliou que a ação movida pelo presidente não representa mais uma sinalização de embate com governadores.

– Não é questão de confronto com governadores. Algumas medidas, o presidente coloca claro e eu concordo com ele, estão além da liberdade de manobra que cada governador tem, como essa questão de toque de recolher. Isso tem que ter uma legislação que ampare melhor – disse Mourão na chegada à vice-presidência nesta manhã.

Nesta quinta-feira (18), Bolsonaro anunciou ter acionado o Supremo por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra medidas de toque de recolher. A ação é direcionada aos decretos dos governos da Bahia, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente disse que governadores e prefeitos que decretam medidas restritivas para evitar a disseminação do novo coronavírus são “projetos de ditadores”.

Mourão opinou ainda que o país é “extremamente desigual” e que, por isso, medidas restritivas não se aplicam à toda a população.

– É muito confortável o cara que tem um salário fixo e não vai ser posto para a rua ficar em casa de home office. Mas e o “Zé mané” que tem estar todo dia batalhando? Como é que a gente faz com esse cara? – indagou Mourão.

Ele também observou que o transporte urbano é um dos locais de maior contágio das pessoas.

Ao longo da pandemia, o presidente Bolsonaro protagonizou embates com governadores e prefeitos ao defender a normalidade das atividades econômicas.

Leia também1 Bolsonaro prepara PL que define todo trabalho como essencial
2 Lockdown: Deslocamento de pessoas será restrito no Amapá
3 Bolsonaro provoca Lula e chama petista de "Capitão Corrupção"
4 Covid: No Tocantins, começam as medidas de "tolerância zero"
5 Bolsonaro sobre Lula: 'Um dos maiores bandidos do Brasil'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.