Mourão: “Lula foi condenado por corrupção. Isso não muda”
Vice-presidente disse que não está preocupado com uma eventual candidatura do petista
Thamirys Andrade - 12/03/2021 13h49 | atualizado em 12/03/2021 14h21

O vice-presidente Hamilton Mourão se manifestou sobre uma eventual candidatura do presidente Lula nas eleições de 2022. Para ele, a anulação das sentenças pelo ministro Edson Fachin não muda o que ocorreu.
– Todo mundo pode ser candidato. Quanto ao ex-presidente Lula, nem me preocupo. Podem anular o processo, podem mudar o juiz do jogo, mas uma coisa para mim é clara: o ex-presidente Lula foi condenado em três instâncias por corrupção. Isso aí não muda – disse em entrevista à Folha nesta quarta-feira (1).
Quando questionado se há riscos de ruptura institucional caso Lula vença as eleições, o general negou.
– Em absoluto. É aquela história: o povo é soberano. Se o povo quiser a volta do Lula, paciência. Acho difícil, viu, acho difícil – ponderou.
Ele ainda avaliou a decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente e afirmou que há uma instabilidade jurídica no Brasil.
– O equilíbrio de Poderes na nossa democracia está rompido. O Judiciário está com um poder acima dos outros dois, e, consequentemente, isso leva a uma instabilidade jurídica. Estamos vendo isso acontecer.
Leia também1 "Fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos"
2 PGR protocola ação contra decisão de Fachin sobre Lula
3 Mesmo após decisão de Fachin, Lula é réu em mais 4 processos
4 Ética da Câmara segue com ação pela cassação de Silveira
5 Fachin declara decreto de armas de Bolsonaro inconstitucional