Leia também:
X Tremores de terra na Paraíba: Cidades registram fenômeno

Mourão: Iniciativa privada terá dificuldade para comprar vacina

Vice-presidente disse que não há imunizantes suficientes disponíveis

Pleno.News - 07/04/2021 11h11 | atualizado em 07/04/2021 11h30

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão avaliou nesta quarta-feira (7) que as empresas privadas brasileiras terão dificuldades para adquirir vacinas contra a Covid-19.

Nesta terça-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base de um projeto que desobriga o setor privado, caso adquira vacinas contra o coronavírus, de doar a totalidade das doses para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto também permite que empresas comprem imunizantes que não tenham o registro e aprovação da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa). A votação da proposta será retomada hoje pelos deputados, para a análise de destaques ao texto. Depois, o projeto ainda será apreciado no Senado.

– Eu acho que a iniciativa privada terá muita dificuldade para comprar vacina. Não tem vacina no mundo disponível. Essa é a realidade. Pode ser que empresas que têm pequeno número de funcionários, por exemplo, [consigam] comprar 5 mil, 6 mil vacinas, mas mais do que isso acho complicado – opinou Mourão em conversa com jornalistas na chegada ao Palácio do Planalto, na manhã desta quarta.

Diante da alta de mortes pelo vírus, Mourão também reiterou que a vacina é a solução para diminuir o número de óbitos no país.

Nesta terça-feira, o Brasil atingiu a marca recorde de 4.211 mortes registradas nas últimas 24 horas, segundo dados do consórcio de imprensa. Com o novo recorde, o Brasil chegou ao total de 337.364 mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

– A realidade é que nós temos que intensificar a vacinação, que é a solução para a gente conseguir reduzir a quantidade de pessoas contaminadas e, consequentemente, esse número de óbitos – declarou Mourão.

Ele ponderou, contudo, que as terças-feiras costumam apresentar uma “escalada” no número de óbitos por causa da subnotificação do fim de semana e de segunda-feira.

O vice-presidente sugeriu analisar os dados da pandemia com base na média móvel de mortes, mas reconheceu que esse número também está alto. Com o resultado de ontem, a média móvel de mortes no país nos últimos sete dias ficou em 2.775.

– O mais importante é tratar em cima da média móvel [de mortes], que também está alta, está na faixa dos 3 mil – disse Mourão.

*Estadão

Leia também1 OMS diz que África aplicou só 11 milhões de vacinas contra Covid
2 Câmara libera venda a empresas de vacinas sem aval da Anvisa
3 Covid: Epidemiologista de Biden defende lockdown no Brasil
4 "Há grande possibilidade de o Brasil fabricar Sputnik V"
5 Covid-19: Corpo é embalado em saco de lixo, ao lado de pacientes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.