Leia também:
X Supremo se ‘previne’ e reforça segurança para 7 de Setembro

Mourão diz que Amazônia é alvo da política externa da China

Vice-presidente demonstrou preocupação com a região

Pierre Borges - 25/08/2021 17h29 | atualizado em 25/08/2021 17h35

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: VPR/Romério Cunha

Na tarde desta quarta-feira (25), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, citou o crescimento econômico da China e disse que a Amazônia está na mira do governo asiático. A declaração foi feita por ele na abertura das palestras sobre os interesses nacionais nas questões ambientais, em seminário virtual, promovido pelo IGVB (Instituto General Villas Boas).

– Nós temos hoje a ascensão da China como a primeira economia do mundo. Quando a gente olha o surgimento dessa nova potência e vemos o avanço que fazem na busca por regiões mais ricas, na crise global da água, a Amazônia passa a ser alvo da política externa do governo chinês – afirmou.

Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Mourão também disse que a prioridade do grupo é garantir a soberania “de cada recanto” da região.

– Há uma apropriação do que grupos de ecologistas e ambientalistas chamam hoje de capital natural ou intangível. Será que vale a pena essa troca de provocações nas questões internacionais? Nossa maior estratégia é assegurar a soberania dentro de cada recanto da Amazônia – declarou Mourão.

Ele criticou a existência de uma propaganda no exterior de que “a Amazônia é do mundo”. Disse que este discurso “acaba convencendo lideranças políticas”. Para ele, “o discurso de líderes de outros países, se referindo a problemas da Amazônia, é uma forma de intervenção” e “o seguinte passo é a propaganda negativa em relação ao que é a realidade da Amazônia Brasileira”.

Devido à riqueza dos recursos presentes na região, Mourão afirmou que os outros países “estão de olho” nos acontecimentos relacionados a esse território.

Leia também1 Supremo se 'previne' e reforça segurança para 7 de Setembro
2 Bolsonaro 'manda' repartições reduzirem consumo de energia
3 Bolsonaro pede, e Saúde avalia desobrigar uso de máscara
4 Vereadora petista tenta lacrar em defesa de Lula, e web reage
5 Barroso diz não ver condições para um golpe no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.