Mourão comenta simulação de guerra na Amazônia: “É normal”

Vice-presidente afirmou que o "Exército tem que estar pronto para qualquer situação"

Pleno.News
Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: VPR/Bruno Batista

Nesta quarta-feira (14), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, comentou uma operação realizada pelas Forças Armadas na Amazônia que, de acordo com o jornal O Globo, custou pelo menos R$ 6 milhões. Em entrevista ao próprio veículo, Mourão afirmou que esse tipo de ação é “normal” e que o “Exército tem que estar pronto”.

O jornal informou que os valores foram gastos em combustível, horas de voo e transporte com o objetivo de simular uma guerra entre dois países na região. A operação ocorreu entre os dias 8 e 22 de setembro.

Leia também

Ao comentar a ação, Mourão disse que treinamentos do tipo são realizados todos os anos.

– Isso é normal dentro do Exército, é feita anualmente em todos os comandos militares de área. A regra básica é a seguinte: treinamento difícil, combate fácil. O Exército tem que estar pronto para qualquer situação, se ele não treinar… É que nem time de futebol: se não treina, perde o jogo – ressaltou.

O vice-presidente também foi questionado sobre a chamada Operação Amazônia ocorrer em um momento de maior tensão com a Venezuela. Mourão, no entanto, negou qualquer tipo de problema entre os dois países.

– O governo brasileiro não tem nenhuma tensão em relação à Venezuela. Nós, simplesmente, não concordamos com o atual governo que tá lá, o governo Maduro, por considerar que é uma ditadura, não respeita os direitos humanos do povo venezuelano, mas nós não temos problemas com o país Venezuela – destacou.

Mais Lidas