Leia também:
X “Não quero peitar o Supremo”, afirma Bolsonaro sobre indulto

Mourão: “Brasileiros que amam o Brasil cantam Hino Nacional”

Vice-presidente se manifestou após Alckmin e Lula aplaudirem hino socialista durante evento do PSB

Pleno.News - 29/04/2022 15h25 | atualizado em 29/04/2022 15h50

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: VPR/Adnilton Farias

Nesta sexta-feira (29), o vice-presidente, general Hamilton Mourão (Republicanos), defendeu que brasileiros que amam o país cantam o Hino Nacional. Ele não citou nomes, mas a publicação nas redes sociais parece uma reação a notícias de que Geraldo Alckmin e Lula aplaudiram o hino socialista durante evento do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

– Os brasileiros que verdadeiramente amam o Brasil e o seu povo, cantam o Hino Nacional, já os outros… – escreveu Mourão, no Twitter.

Um hino socialista com exaltação a movimentos grevistas e que declara bala “aos generais”, essa foi a canção entoada na noite de quinta-feira (28) durante um evento do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e que recebeu aplausos dos pré-candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).

O Hino da Internacional Socialista, também chamado de A Internacional, foi escrito em 1871 por Eugène Pottier. A composição faz uma forte defesa dos ideais socialistas e possui tendências antimilitaristas e anticristãs, como no trecho de uma de suas versões que diz: “Messias, Deus, chefes supremos. Nada esperamos de nenhum!”.

Associada principalmente a siglas de extrema-esquerda, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB), a canção executada no evento do PSB, porém, não teria incomodado o ex-governador de São Paulo. Alckmin, que é declaradamente católico, disse, inclusive, ao ser questionado sobre o hino, que “a social-democracia também teve origem na luta social, trabalhista”.

A polêmica associada ao hino, porém, não vem de hoje e já foi usada, inclusive, na campanha eleitoral de 1989, que ficou marcada pela disputa entre Fernando Collor e Lula. Na época, Collor afirmou que a canção era entoada ao final dos comícios do petista.

Leia também1 Alckmin e Lula aplaudem hino socialista durante evento do PSB
2 Inquérito das fake news não será encerrado, garante Moraes
3 "Fala de Barroso sobre as Forças Armadas foi uma ingenuidade", diz Marco Aurélio
4 Moraes: "Liberdade de expressão não é liberdade de agressão"
5 Lula: "Correto seria revogar o mandato do Bolsonaro"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.