Leia também:
X Pazuello é advertido após entrar em shopping sem máscara

Mourão acha ‘difícil’ que Forças Armadas sejam usadas contra decretos estaduais

Para o vice-presidente, é difícil acontecer uma situação da calamidade que peça o uso das forças

Pleno.News - 26/04/2021 16h04 | atualizado em 26/04/2021 16h30

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que as declarações do presidente Jair Bolsonaro, sobre o uso da Forças Armadas para combater decretos estaduais de restrição da circulação do novo coronavírus, são uma resposta “ao que Bolsonaro imagina” sobre o possíveis distúrbios.

– Ou talvez baseado em outras informações [de] que eu não disponho, de iminência de graves distúrbios públicos (como saques a supermercados, bloqueios de ruas, avenidas ou estradas) por uma população, vamos dizer assim, revoltada contra certas atitudes – completou.

Neste fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou ao apresentador Sikêra Jr., do Alerta Nacional, que o governo tem um plano de “como entrar em campo não para manter o povo dentro de casa, mas para restabelecer todo o artigo 5º da Constituição”.

Durante transmissão promovida pelo Valor Econômico nesta segunda-feira (26), Mourão avaliou ser “difícil” acontecer uma situação de calamidade social e consequente uso das Forças Armadas.

De acordo com o vice-presidente, existe “um desconhecimento muito grande por parte da elite pensante brasileira” sobre como atuam as Forças Armadas.

– Aqui, quem serve ao Exército é o escalão mais baixo da sociedade. Esse nos conhece. Os escalões mais altos não nos conhecem […] As Forças Armadas são instituições nacionais, permanentes. A hierarquia e a disciplina são extremamente caras a elas, e elas são muito conscientes da [sua] missão que está na Constituição – completou o vice-presidente ao citar a defesa da Pátria, a garantia dos Poderes Constitucionais e a garantia da Lei e da Ordem.

*Estadão

Leia também1 Bolsonaro avisa: 'Não estiquem a corda mais do que está esticada'
2 Mourão toma a segunda dose da CoronaVac: "Ciclo completo"
3 2022: Mourão diz que Bolsonaro escolherá outra pessoa para vice
4 'Pazuello deveria ter deixado a ativa do Exército', diz Mourão
5 Em rede social, Jair Bolsonaro lamenta a morte de Levy Fidelix

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.