Motta diz que PEC da Segurança deve ser votada em dezembro
Texto visa integrar e padronizar as ações das forças de segurança em todo o país
Henrique Gimenes - 30/10/2025 18h55 | atualizado em 30/10/2025 19h11
Nesta quinta-feira (30), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a Casa deve votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança na primeira metade de dezembro. O assunto está sendo relatado em uma comissão especial pelo deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE).
Elaborado pelo governo federal, o texto visa integrar e padronizar as ações das forças de segurança em todo o país, aumentando o papel da União na segurança pública, mas sem alterar as competências de estados e municípios. Mais cedo, Motta participou de uma reunião para tratar do assunto.
– Me reuni com o deputado Aluisio Mendes, que é o presidente da Comissão Especial, deputado Mendonça Filho, que é o relator e o deputado Alberto Fraga, que é o presidente da Frente Parlamentar da Segurança. Cobramos um cronograma e eles me passaram que a previsão é que o relatório seja votado na comissão no início de dezembro. Tem uma série de audiências públicas ainda marcadas, eles querem fazer um trabalho mais completo, denso e entregar um resultado positivo para a Casa, mas nós já cobramos isso deles – disse.
Leia também1 Advogado de Trump elogia Castro e acusa STF de favorecer o crime
2 Cuba faz contato com EUA por ajuda a afetados pelo furacão
3 Lewandowski: PF não participou de ação no RJ porque era questão "estritamente local"
4 Por que comer fruta é melhor do que tomar suco? Entenda
5 Marsiglia reage a análise sobre Messias no STF: "Errado"



















