Leia também:
X Amiga de Doria, Joice diz que Bolsonaro está com ‘ciuminho’

Mostra de charges contra Jair Bolsonaro é cancelada no RS

Exposição aconteceu na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Henrique Gimenes - 04/09/2019 19h20 | atualizado em 04/09/2019 19h21

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre decidiu suspender uma exposição de charges que acontecia no local. Entre as obras presentes, estavam imagens críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. A informação foi dada pelo portal Uol.

Uma das imagens mostrava Bolsonaro ajoelhado lambendo os sapatos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Outra mostrava um boneco de ar com representando de Moro vestido de super-herói e a legenda “esvaziamento”. A exposição, chamada de Independência em Risco, teve início nesta segunda-feira (2) em uma área de grande circulação da Casa. No total, eram 36 trabalhos de 19 autores.

A decisão de suspender a mostra foi da presidente da Câmara de Porto Alegre, Monica Leal (PP), que considerou as obras como ofensivas.

– Eu recebi uma ligação de que a exposição tinha caráter ofensivo. Eu saí do meu gabinete e fui conferir. Fiquei chocada, surpresa com a charge do presidente Bolsonaro beijando botinas do Trump ou do presidente Trump defecando na embaixada do Brasil. Isso não pode acontecer. Temos que se pautar no respeito, na razoabilidade – ressaltou.

A parlamentar ainda explicou que ela não pode permitir que um local público sirva de espaço para ofensas.

– Estamos numa época que o exercício da liberdade da expressão se banalizou de uma maneira, mas não posso permitir que um lugar público, que é de todos, mostre, sirva de palco para exposição ofensiva – destacou.

A reserva do espaço foi solicitada pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que considerou a decisão arbitrária. Ao veículo, ele afirmou que não há nenhuma crítica aos valores de Bolsonaro.

– Óbvio que não pode divulgar coisas que afetem a dignidade. Mas não é ofensivo, ali tem crítica política, da subserviência de Bolsonaro a Trump. Não tem nada que fere valores íntimos, religiosos, de sexualidade. É uma crítica política – destacou.

Leia também1 Amiga de Doria, Joice diz que Bolsonaro está com 'ciuminho'
2 Bolsonaro desfilará em carro aberto no 7 de setembro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.