Moro ‘rompe’ com Mamãe Falei após áudio sobre ucranianas
Gravação vazada nas redes sociais traz o deputado Arthur do Val dizendo que mulheres da Ucrânia são fáceis "porque são pobres"
Henrique Gimenes - 04/03/2022 21h43 | atualizado em 04/03/2022 21h56
Após o vazamento de um áudio com conteúdo sexista e machista do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o Mamãe Falei, o pré-candidato do Podemos à Presidência, Sergio Moro, decidiu “abandonar” o parlamentar. Em nota divulgada nesta sexta-feira (4), Moro disse lamentar e repudiar as falas de Arthur do Val sobre mulheres na Ucrânia serem fáceis “porque são pobres”.
O áudio de ‘Mamãe Falei’ vazou nas redes sociais nesta sexta. Nele, além de dizer que as mulheres ucranianas são fáceis, ainda afirmou que a quantidade de seguidores em seu Instagram facilita o acesso às mulheres que tentam fugir da guerra no país. O parlamentar youtuber viajou ao país do Leste europeu sob o pretexto de “ajudar” na resistência à invasão russa.
Ao comentar o episódio, o ex-ministro da Justiça disse que “as declarações são incompatíveis com qualquer homem público” e afirmou que jamais dividirá seu palanque e apoiará “pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento”.
Além disso, Moro disse esperar ainda que o Podemos “se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige”.
Veja a íntegra da nota de Moro:
Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público.
Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos –tanto no campo público quanto na vida privada. Portanto, jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime.
Meu respeito incondicional às mulheres em geral e às ucranianas, em especial, porque além de todos os problemas diários enfrentados, precisam conviver com os horrores da guerra.
Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige.
Sergio Moro – 4 de março de 2022.
Leia também1 Arthur do Val diz que ucranianas 'são fáceis porque são pobres'
2 Zambelli repudia 'Mamãe Falei' por áudio sobre mulheres ucranianas
3 Moraes dá 5 dias para governo explicar ida de Carlos B. à Rússia
4 'Estelionatário do amor' é preso após aplicar golpes em mulheres
5 Censura: Após Facebook, Rússia também bloqueia Twitter