Leia também:
X Receita não voltará atrás sobre taxação da Shein e Shopee

Moro nega acusação a ministro e lamenta pedido da PGR; veja

Ex-juiz criticou o fato da PGR pedir a prisão de um senador com tanta facilidade

Marcos Melo - 17/04/2023 20h30 | atualizado em 18/04/2023 10h47

Sergio Moro Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

O ex-juiz da Lava Jato e senador Sergio Moro (União Brasil-PR) se pronunciou, nesta segunda-feira (17), sobre a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual é formalizado o pedido de prisão do ex-ministro da Justiça. O fato se deu após a divulgação de um vídeo em que Moro aparece dizendo sobre “comprar um habeas corpus” do ministro Gilmar Mendes.

Moro argumentou que as falas em questão foram subtraídas do contexto original e negou que haja “acusações intencionais” contra o ministro da mais alta Corte do país e atribuiu a denúncia ao governo federal.

– Me preocupo, dentro desse mesmo contexto, que o governo federal busque cercear a liberdade de expressão. É claro que ela não abrange ofensas, é claro que ela não abrange ameaças, mas, claramente, naqueles fragmentos manipulados, não há nenhuma acusação contra o ministro Gilmar Mendes, não há nenhuma ofensa intencional ao ministro. O que existe são falas descontextualizados e divulgadas em fragmentos, para falsamente me colocar como alguém contrário ao Supremo Tribunal Federal e ao próprio ministro. O que nunca fui – disse Moro.

O parlamentar destacou que sempre se dirigiu de maneira respeitosa ao tribunal.

– Sempre quando falei do Supremo, critiquei o Supremo respeitosamente. Elogiei o papel que o Supremo teve no passado, no combate à corrupção, e lamento que o procurador-geral da República veja com tanta facilidade a possibilidade de denunciar um senador da República e pedir sua prisão. Não creio que este seja o Brasil que nós queremos – pontuou o ex-juiz.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por O Antagonista (@o_antagonista)

A denúncia foi apresentada pela vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo. No entendimento dela, o parlamentar “agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do país”.

– Em data, hora e local incertos, o denunciado Sergio Fernando Moro, com livre vontade e consciência, caluniou o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, imputando-lhe falsamente o crime de corrupção passiva, previsto no artigo 317 do Código Penal, ao afirmar que a vítima solicita ou recebe, em razão de sua função pública, vantagem indevida para conceder habeas corpus, ou aceita promessa de tal vantagem – diz trecho da denúncia de Lindôra.

Leia também1 PGR pede prisão de Sergio Moro por fala contra Gilmar Mendes
2 Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, "prevê" que Moro será preso
3 Vídeo: Moro sugere que Gilmar Mendes vende habeas corpus
4 Moro diz que fala de Lula contra dólar é "infantil"
5 STJ nega liberdade para chefe da quadrilha que sequestraria Moro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.