Leia também:
X Damares diz que votará contra Zanin: “Nada me fará mudar”

Moro faz “dever de casa” para sabatinar Zanin no Senado

Senador está nutrindo-se de informações que possam surpreender o advogado de Lula

Marcos Melo - 10/06/2023 16h04 | atualizado em 10/06/2023 18h55

Sergio Moro e Cristiano Zanin Foto: Pedro França/Agência Senado; Foto: André Coelho/EFE

Pessoas ligadas ao senador Sergio Moro (União Brasil-PR) revelaram que o ex-juiz da Lava Jato vem buscando nutrir-se de informações que excedem seu raio de interesse pessoal ou meramente jurídico a fim de enriquecer seus argumentos ante a iminente sabatina do advogado de Lula (PT), Cristiano Zanin.

Se aprovado no Senado, ele irá compor a vacância produzida pela recente aposentadoria compulsória do ministro Ricardo Lewandowski. As informações são da coluna de Bela Megale, do jornal O Globo, nesta sexta-feira (9).

Moro estaria dissecando o livro escrito por Zanin e sua sócia e esposa, Valeska Martins [afilhada de Lula], que também integrou a defesa do petista na Lava Jato. A obra chamada Lawfare, uma introdução, de 2019, estabelece um comparativo entre o caso de Lula e do ex-senador americano Ted Stevens, acusado de corrupção em 2008.

Ambos os casos trazem similaridade no tocante ao desfecho, já que Stevens também teve seu julgamento anulado, mas por denúncias de irregularidades dos promotores na captação de material comprobatório.

É esperado que Moro ataque, principalmente, a relação do advogado com o presidente, e condene a indicação por ferir o princípio da impessoalidade. O senador deve mirar, também, na questão do impedimento por suspeição de Zanin em processos oriundos da Lava Jato.

O ex-juiz rechaçou qualquer motivação de ordem pessoal e declarou que sua atuação na sabatina será norteada pela institucionalidade.

Leia também1 Damares diz que votará contra Zanin: "Nada me fará mudar"
2 PL libera senadores e direita pavimenta caminho para Zanin
3 Mendonça sobre Zanin: “Grande jurista” e “pessoa do bem”
4 Zanin busca se aproximar de Mourão antes de ser sabatinado
5 Malafaia diz que Zanin é "cara de família" e contra o aborto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.