Leia também:
X Policiais são espancados por grupo de pessoas em Botucatu

Oposição cobra explicações de Viana sobre nomeações à Apex

Indicados não têm formação nas áreas para as quais foram designados

Pleno.News - 17/04/2023 16h36 | atualizado em 17/04/2023 18h21

Jorge Viana Foto: EFE/Cadu Gomes

Parlamentares da oposição vão cobrar explicações do presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana (PT-AC), a respeito da nomeação de aliados para cargos de assessoria na direção da agência de cooperação internacional do governo federal. Segundo revelou o Estadão, os indicados não têm formação nas áreas para as quais foram designados na Apex.

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) anunciou, em sua conta no Twitter, que vai apresentar requerimento para convidar Jorge Viana a se explicar no Senado. O parlamentar quer que o presidente da Apex compareça à Comissão de Fiscalização da Casa.

– Na comissão de fiscalização do Senado, vou propor convite ao novo presidente da Apex para se explicar, em português mesmo, se os assessores nomeados por ele têm experiência e conhecimento em comércio exterior e, se não têm, o motivo da nomeação – escreveu Moro.

O comentário do ex-juiz faz referência de forma irônica ao fato de Viana ter alterado o estatuto da Apex-Brasil para deixar de exigir proficiência em inglês para ocupante do cargo de presidente da agência, como noticiou o Estadão.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou a rede social da mesma forma: para informar que também apresentará requerimento cobrando explicações de Jorge Viana.

– Preparando neste momento requerimento para que o Apex Viana vá à Câmara dar explicações para o que a imprensa tem suspeitado ser cabides de empregos. A máquina pública é mantida pelos impostos dos brasileiros e a eles deve servir, não aos desejos pessoais de seus ocupantes – escreveu Eduardo Bolsonaro.

*AE

Leia também1 Ciro satiriza slogan do governo: "O Brasil voltou para trás"
2 STF julgará presos no mesmo dia que Congresso analisará a CPMI
3 MST invade área da Embrapa em PE, sedes do Incra e fazendas
4 Dois terços das ações de Zanin no STF envolvem Lula e família
5 "Estamos vivendo uma ditadura do Judiciário", diz vice-prefeito

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.