Leia também:
X PRF: 26 estados e DF têm novos superintendentes; veja nomes

Moro critica Lula por eventual indicação de Zanin ao STF

"Onde está a impessoalidade?", questionou ex-juiz da Lava Jato

Pleno.News - 13/03/2023 12h20 | atualizado em 13/03/2023 18h01

Sergio Moro Foto: EFE/ Joédson Alves

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) usou suas redes sociais, neste domingo (12), para questionar a ausência, segundo ele, de “impessoalidade” na indicação de Cristiano Zanin à vaga no Superior Tribunal Federal (STF).

Zanin é cotado para assumir o espaço do ministro Ricardo Lewandowski na Corte. Advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele defendeu o petista durante a Operação Lava Jato, investigação em que Moro foi o juiz responsável por condenar Lula.

– Um bom resumo do Governo Lula até aqui: ataque à Lei das Estatais para loteamento político, esposas de ministros nos Tribunais de Contas e o desejo de ter o advogado e amigo pessoal no STF. Onde está a impessoalidade? Como fica a independência das instituições? Estaremos de olho – escreveu, em uma rede social.

Enquanto Zanin permanece como cotado para o STF, Lula lida com o embate ético de sugerir à Corte o nome de um aliado próximo. O petista, durante a campanha eleitoral, afirmou mais de uma vez que nunca “indicou um amigo” para o STF durante seus dois primeiros mandatos, fazendo uma crítica à escolha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que colocou no STF o ex-ministro da Justiça André Mendonça.

Além do embate ético, o presidente ainda lida com apelos, sobretudo de movimentos sociais, para que uma mulher assuma uma cadeira na Corte. Lula, entretanto, não pretende levar em consideração a questão de gênero na escolha do indicado. Segundo o jornal Estadão, assessores palacianos e um ministro do governo afirmaram que o petista tem dito que o gênero do candidato não será determinante para a escolha.

*AE

Leia também1 PRF: 26 estados e DF têm novos superintendentes; veja nomes
2 Moraes decide soltar mais 130 presos pelos atos de 8 de janeiro
3 Após três semanas internado, Nunes Marques recebe alta
4 Luís Roberto Barroso recebe alta de hospital em Brasília
5 PSOL quer tirar propriedade de quem usa trabalho escravo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.