Moraes vota para tornar réus mais 200 denunciados por atos
Julgamento ocorre em Plenário Virtual e tem como previsão de término o próximo dia 2 de maio
Pleno.News - 25/04/2023 12h00 | atualizado em 25/04/2023 12h53

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) tornar réus os 100 primeiros denunciados pelos atos do dia 8 de janeiro, o ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos sobre o ocorrido, votou, nesta terça-feira (25), para que a Corte receba outras 200 acusações oferecidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra supostos incitadores e executores das depredações.
Assim como no caso dos primeiros 100 réus, Moraes defendeu a abertura de ação penal contra os outros 200 acusados pela PGR argumentando que as acusações são “gravíssimas” e, em análise preliminar, justificam a colocação do grupo no banco dos réus. O ministro destacou a inconstitucionalidade de condutas que pretendam “destruir o regime democrático e suas instituições”.
Dos denunciados da segunda leva, 100 são acusados como autores do vandalismo registrado nas sedes do Congresso, Supremo e Planalto e podem responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Já ao outro grupo de 100 pessoas, acusados de serem os incitadores, são imputados os delitos de incitação ao crime e associação criminosa. As denúncias oferecidas pela PGR são analisadas pelos ministros no Plenário Virtual do Supremo, em julgamento que tem previsão para terminar no próximo dia 2 de maio.
*AE
Leia também1 STF torna réus os 100 primeiros denunciados por atos do dia 8
2 Deltan pede apoio da população contra o PL da Censura
3 André Mendonça pede "reflexão não apaixonada" sobre atos
4 Que parceria Moraes tem com o PT?, dispara Silas Malafaia
5 Moraes vota contra pedido de liberdade de Roberto Jefferson