Leia também:
X Cármen Lúcia vai relatar denúncia da PGR contra Moro

Moraes vota para tornar réus 100 denunciados por atos no DF

Julgamento ocorre por meio do Plenário Virtual da Suprema Corte

Paulo Moura - 18/04/2023 07h58 | atualizado em 18/04/2023 11h40

Ministro Alexandre de Moraes votou por tornar réus 100 denunciados pelo 8 de janeiro Foto: STF/SCO/Nelson Jr

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta terça-feira (18), para que 100 denunciados por envolvimento nos atos do dia 8 de janeiro se tornem réus pelas denúncias apresentadas contra eles na Suprema Corte. O julgamento ocorre por meio do Plenário Virtual, onde os ministros apenas depositam os votos no sistema do STF.

As denúncias contra o grupo foram ajuizadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e estão inseridas em dois inquéritos abertos no Supremo para identificar os supostos autores intelectuais, incitadores e executores dos atos. As 100 pessoas cujas denúncias estão sob análise estão presas.

No pedido, a PGR alega que “o grupo criminoso tentou depor, por meio de violência e grave ameaça, o governo legitimamente constituído”, e que isso “implicaria a prática reiterada de delitos até que se pudesse consolidar o regime de exceção pretendido pela massa antidemocrática”.

Já os advogados dos denunciados defendem a rejeição das denúncias sob argumento de que a Procuradoria não conseguiu individualizar as condutas dos acusados. Além disso, os defensores também ressaltam que o Supremo não seria a Corte adequada para análise dos casos.

Nos votos em que recebeu as denúncias, Moraes alegou que as condutas imputadas aos denunciados seriam gravíssimas e disse que “as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico” são inconstitucionais.

– Não existirá um Estado Democrático de Direito sem que haja Poderes de Estado, independentes e harmônicos entre si, bem como previsão de Direitos Fundamentais e instrumentos que possibilitem a fiscalização e a perpetuidade desses requisitos – resumiu.

Se, ao final do julgamento, o voto de Moraes sair vencedor, os denunciados se tornarão réus e responderão por crimes como: associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Leia também1 Cármen Lúcia vai relatar denúncia da PGR contra Moro
2 O Globo diz que neutralidade de Lula favorece a Rússia
3 Luciano Huck condena fala descabida de Lula sobre Ucrânia
4 Raul Gazolla: Pádua dormia de conchinha com outros presos
5 Autor de ataque em creche não se arrepende: "Faria de novo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.