Leia também:
X Futura ministra de Lula deve R$ 338 mil à pasta que comandará

Moraes: Veja quem são os alvos de mandados de prisão no ES

Alvos de mandados de prisão incluem vereador, jornalista, radialista e até pastor

Paulo Moura - 16/12/2022 15h24 | atualizado em 16/12/2022 16h27

Alvos de Moraes no Espírito Santo incluem vereador, jornalista, radialista e até pastor Fotos: Divulgação/Câmara Municipal de Vitória // Reprodução/YouTube // Reprodução/YouTube // Arquivo Pessoal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão de quatro pessoas no âmbito da operação realizada nesta quinta-feira (15) pela Polícia Federal (PF) no Espírito Santo. Os mandados emitidos pelo ministro fazem parte do chamado inquérito dos atos antidemocráticos. Dois dos alvos já estão presos e os outros dois ainda não se apresentaram à PF.

De acordo com o portal G1, o vereador de Vitória Armandinho Fontoura (Podemos) e o jornalista Jackson Rangel já foram presos. Por outro lado, o pastor Fabiano Oliveira e o radialista Max Pitangui (PTB) ainda não tinham se apresentado à PF até esta quinta.

Saiba quem são cada um dos quatro alvos dos mandados de prisão emitidos por Moraes:

Armandinho Fontoura (Podemos) – vereador de Vitória

Vereador Armandinho Fontoura Foto: Câmara de Vitória/Divulgação

Fontoura é investigado por, em sua rede social, pedir que fosse colocado “limite nesses bandidos togados” e também por chamar ministros do STF de “imperadores do Brasil”. O parlamentar foi eleito em 2020 para o primeiro mandato na Câmara de Vitória e se tornou o vereador mais jovem da Casa. Em 2022, ele foi eleito para presidir a Casa, cargo que ocupará a partir de 2023.

Jackson Rangel – jornalista

Jornalista Jackson Rangel Foto: Reprodução/YouTube Folha ES

Criador do site Folha ES, Rangel se define como um “defensor incondicional da liberdade de expressão”. Na decisão, Moraes acusou o jornalista de usar a plataforma para atacar instituições. Além disso, o ministro disse ainda que Jackson e o site seriam usados para atacar “a honra, a imagem, a honorabilidade, a moral e dignidade de uma gama de atores constitucionais”.

Max Pitangui (PTB) – radialista

Radialista Max Pitangui Foto: Reprodução/YouTube Max Pitangui

Radialista e publicitário, Pitangui disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo nas eleições de 2022, mas não foi eleito. Ele é investigado por, segundo a decisão de Moraes, ter “se manifestado de forma abusiva, não só questionando sem provas a lisura do pleito eleitoral, mas também incitando a abolição do próprio Estado Democrático de Direito”.

Fabiano Oliveira – pastor

Pastor Fabiano Oliveira Foto: Arquivo Pessoal

O líder religioso é investigado por integrar um movimento chamado Soberania da Pátria, que faz críticas ao sistema eleitoral. Oliveira é também presidente da União Geral do Transporte Escolar Brasileiro no Espírito Santo. Na internet, ele compartilha fotos e vídeos em que convoca a presença de apoiadores em manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia também1 SP: Garcia deixa para Tarcísio escolha de ouvidor das Polícias
2 RJ: Projeto social oferece Natal Solidário a famílias carentes
3 Congresso aprova novas regras para emendas de relator
4 Escolhido de Lula para pasta é condenado por nepotismo
5 TRE rejeita contas de 2 petistas; terão que devolver R$ 467 mil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.